O second hand e a moda autoral podem coexistir nos mesmos espaços, somando marcas, clientela e experiências em prol do negócio local. É disso, afinal, que se trata o Metrópoles Fashion & Design Festival 2025, que abre as portas do Museu Nacional da República entre 21 e 23 de maio. Na ocasião, a loja Rua de Baixo será prova da força dessa soma, no evento que ainda contará com diferentes multimarcas, brechós e criadores.
Vem conhecer!

Com dois anos de história, a Rua de Baixo começou com uma simples ideia de revenda, mas rapidamente evoluiu para um brechó comandado por cinco amigos. Influenciados pela cultura do skate, rap, streetwear e outras influências da internet, os fundadores buscaram trazer uma estética única, focada na autenticidade. Agora, com experiência e uma comunidade engajada, a marca caminha para patamares mais ousados, incluindo a produção de peças autorais.


Brechó e marca autoral, a loja Rua de Baixo se posiciona de forma singular no mercado de moda de Brasília. Enquanto muitas marcas caem na replicação, o coletivo busca fugir de modelos que focam apenas nas vendas e almejam uma conexão rara com o consumidor, como conta Daniel Cunha, sócio da marca.
“Queremos alterar a forma como as pessoas observam a produção independente de moda, mudar a definição de criação de comunidade em marcas autorais e expressar nossos ideais”, afirma o fundador.



Rua de Baixo no MFDF 2025
Cada vez mais próximo, o Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 é visto pela equipe da Rua de Baixo como um marco, não só na história da loja, mas também para a moda da capital. “Queremos conhecer todos os públicos e apresentar um dos melhores estandes que já tivemos”, projeta Daniel.
No estande da marca, além de oferecer roupas autorais e de brechó em uma curadoria refinada, o público encontrará experiências interativas, relacionadas à estética Y2K e uma prévia do que a Rua de Baixo prepara para o futuro. “Vai ter uma energia incrível”, finaliza o fundador.
Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas.