A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) prepara materiais explicativos sobre como aposentados poderão usar o aplicativo “Meu INSS” para o ressarcimento dos descontos indevidos.
Segundo apurou a coluna, o material deve ser publicados nas redes sociais oficias de órgãos do governo relacionados de alguma forma no escândalo, como o Ministério da Previdência Social e o próprio INSS.
O material preparado pela Secom vai explicar o passo-a-passo do processo, de acordo com fontes da pasta. A ideia do governo é deixar a comunicação de como o aplicativo vai funcionar “da forma mais fácil” e clara possível.
Como Metrópoles noticiou, a partir do dia 14 de maio, aposentados e pensionistas serão notificados e poderão consultar os valores e a entidade responsável por fazer descontos associativos indevidos nos benefícios.
As notificações serão feitas meio do aplicativo ou site “Meu INSS”, que já existe atualmente. Aposentados e pensionistas também poderão ligar na central de atendimento do órgão, pelo número 135 em busca de mais esclarecimentos.
Metrópoles revelou escândalo do INSS
O escândalo do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, foi revelado pelo Metrópoles por meio de em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.
Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude na filiação de segurados.
As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal. Também provocaram a demissão do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.