O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse, nesta segunda-feira (12/5), que o governo brasileiro assinará um acordo para ampliar a participação da China no setor ferroviário do Brasil. Segundo o titular da pasta, a proposta vai ser assinada nesta terça-feira (13/5), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião com o líder chinês, Xi Jinping.
“Nós estamos montando — isso será assinado amanhã entre os governos — um fórum específico para avançar na área, por exemplo, de participação deles [chineses] na área ferroviária. A instalação no Brasil de produção de trens, de metrô, de VLT, de equipamentos”, adiantou o ministro à imprensa, durante visita ao país asiático.
“Eles têm capital humano, capital de investimento e tecnologia, e nós queremos aproveitar esse capital humano e essa tecnologia, inclusive, para levar para produzir trens no Brasil. Trem, metrô, VLT, monotrilha”, detalhou Rui.
Ainda de acordo com o ministro, os governos assinarão também um mecanismo que vai permitir que empresas chinesas possam acompanhar com antecedência os leilões de concessão de estradas, portos e aeroportos no Brasil.
“Essa iniciativa é importante porque os chineses têm um processo decisório bastante específico e que, muitas vezes, ter conhecimento apenas nos 100 dias do prazo de publicação do edital até o leilão, acaba não sendo suficiente”, destaca.
A missão do governo brasileiro na China busca expandir as oportunidades de comércio. Durante o fórum com empresários, que contou com a participação de Lula, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciou o investimento de US$ 27 bilhões de empresas chinesas no Brasil.