Em 1995, o famoso físico teórico britânico Stephen Hawking participou de um programa na televisão que desafiava cientistas a imaginar como o mundo seria 30 anos à frente. As previsões dele para 2025 demonstraram uma visão muito avançada sobre questões tecnológicas e científicas atuais.
Em relação à exploração espacial, Hawking previu que, até 2025, empresas privadas estariam envolvidas na exploração espacial, especialmente na mineração de asteroides em busca de metais raros. Embora ainda esteja em desenvolvimento, essa área já é considerada promissora e viável. A exploração realizada pela iniciativa privada está sendo realizada por empresas como SpaceX, de Elon Musk, e Blue Origin, de Jeff Bezos.
Ainda naquela época, o físico já alertava sobre o aumento do lixo espacial e propôs ideias como o uso de gel ou espuma para reduzir a velocidade dos fragmentos em órbita, visando a segurança das missões espaciais.
Previsões tecnológicas
O cientista falecido em 2018 em consequência do avanço da esclerose lateral amiotrófica (ELA) previu que a internet iria se tornar realmente o que é hoje, presente em todos os lugares. Em 1995, a ideia era vista como super futurista, porém, nos dias atuais, a rede se tornou essencial no cotidiano de milhões de pessoas.

Ele antecipou a popularização de tecnologias como assistentes de voz e eletrodomésticos inteligentes, hoje presentes em smartphones e casas conectadas. A maioria desses avanços são dominados pela inteligência artificial.
Hawking também previu a presença cada vez maior da robótica na indústria, na medicina e no atendimento ao público. Atualmente, robôs desempenham funções que vão desde cirurgias até montagem de produtos e atendimento ao cliente, se transformando em uma parte importante dos processos comerciais.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!