Estamos acostumados a ver diariamente notícias de roubos ou furtos de carros, seja na televisão, nos jornais ou até nas redes sociais. Mas o assalto em massa de quase 600 veículos não é algo que se vê todos os dias, não é mesmo?
- Carro parado: cuidados para não deixá-lo ‘apodrecer’ na garagem
- Pica-pau vândalo está destruindo carros e aterrorizando moradores nos EUA
Isso aconteceu em St. Louis, uma cidade no Missouri, nos Estados Unidos. Cerca de 568 carros “desapareceram” de um pátio municipal da cidade. O valor total desses veículos é estimado em mais de US$ 5 milhões.
O sumiço dos veículos foi descoberto após a realização de uma auditoria, que teve seu resultado divulgado no final de abril. Além dos carros, cerca de US$ 86.000 em dinheiro vivo estão desaparecidos. O pátio em questão fica localizada na Hall Street, 7410.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
As conclusões da auditoria foram baseadas em quase 2 anos de informações, com início em 1º de julho de 2022 a 31 de setembro de 2024. A inspeção também revelou diversos problemas de registro do pátio, com quase um terço dos reboques não documentados e até mesmo com valores incorretos.
Problema já conhecido e recorrente
Os problemas descobertos na auditoria não são novos. De acordo com a reportagem do canal estadunidense Fox2Now, as audições já recomendam melhorias na gestão do pátio desde 2018. Foram mais de 17 alertas para a adequação de controle de recibos, conferência de depósitos e implantação de rotinas contábeis. E, claro, nenhuma delas foi implementada, como pode ser visto pela recorrência dos problemas.
A política Donna Baringer, ex-membro da Câmara de Representantes do Missouri e atual Controladora da Cidade de St. Louis, afirmou que tomará outras medidas daqui pra frente, acionando as autoridades federais.
“Depois de ser informada pelo nosso auditor interno e conversar com o procurador da cidade, decidi encaminhar o caso às autoridades federais para uma investigação criminal, o que já foi feito”, disse ela em comunicado à imprensa no dia 2 de maio.

Além da declaração, Baringer já enviou uma carta oficial ao procurador federal Hal Goldsmith, revela a reportagem: “Gostaríamos de assegurar nossa total cooperação na próxima investigação federal sobre esses assuntos. Compreendemos a gravidade dessas potenciais irregularidades e estamos preparados para fornecer toda e qualquer assistência necessária para facilitar uma investigação abrangente”.
Com a intervenção federal, esse caso provavelmente vai seguir em segredo de justiça.
Leia também:
- Golpe da IA: como é a nova fraude que preocupa seguradoras de carros
- Você sabe qual a hora certa de trocar o filtro de combustível?
Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!
Leia a matéria no Canaltech.