O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), deu início aos Festejos Juninos 2025 com a abertura da Segundona do Turista, no último dia 5 de maio. Um convite aos turistas para que tenham uma verdadeira experiência sobre as tradições juninas, o evento será realizado durante todo o ano na histórica Rua São João, no Bairro Industrial.
Nesta terceira edição, que surge repaginada, as noites de festa serão quinzenais, com exceção do meses de junho e julho, quando acontecerão todas as segundas-feiras (veja calendário abaixo). No total, a Segundona do Turista contará com apresentações de 44 trios pé-de-serra e 22 quadrilhas ou grupos de cultura popular neste ano. São atrações que contribuem para resgatar a tradição da Rua São João, que, há 114 anos, ganha cada vez mais espaço no coração do público e se destaca como um importante ponto de encontro para artistas, apreciadores do forró e trabalhadores informais.
“Com a Segundona do Turista, o Governo do Estado está promovendo a cultura local de uma maneira muito autêntica, o que naturalmente atrai turistas. Esperamos que, este ano, ainda mais pessoas venham conhecer esse espaço e ter uma experiência única, cheia de ritmo, cores e sabores, e que é fundamental para fortalecer a nossa economia, com a geração de renda. Com certeza, quem vier à Rua São João vai se encantar e se divertir muito com as nossas tradições. Estão todos convidados”, declara o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.
Experimentando tradições
Os irmãos Aline Mariana da Silva Oliveira e Ricardo Oliveira, de São José do Rio Preto (SP), sabem bem do que o secretário está falando. A auxiliar de produção, que estava visitando Aracaju, e o estudante e cuidador, que mora na cidade há cerca de um ano e meio, estiveram na Segundona do Turista na noite de abertura – ela, como estreante, e ele, pela segunda vez. Ambos se mostraram encantados com o evento e, totalmente envolvidos pelo clima junino, arriscaram alguns passos de forró ao som de Erivaldo de Carira e Mimi do Acordeon. Eles também apreciaram a apresentação da quadrilha Século XX.
“Além da música boa, ainda tem a segurança e o aconchego dessa festa. Estou me sentindo seguro, e posso dançar à vontade, sem vergonha de errar os passos, e me divertir. Sou paulista, mas sempre fui apaixonado pelo forró, por esse ritmo tão nordestino”, revela Ricardo. Já Aline ressaltou a beleza do espaço. “A decoração está incrível. Está tudo lindo, tão colorido e vibrante. Adorei. Quanto mais decorado, melhor. Está sendo uma experiência maravilhosa”, afirma a jovem, que demonstrou interesse em retornar para os festejos juninos.
De São Paulo capital, o publicitário Jorge de Oliveira estava em um grupo de seis pessoas que, como ele, visitavam Sergipe pela primeira vez. O turista, inclusive, foi só elogios à capital sergipana. “Achei uma cidade bonita, limpa, organizada”, destaca. Sobre a ida à Segundona, explicou que foi uma dica certeira de um casal amigo dele. “Eles disseram que o turista fica mais à vontade, que tem gente da Bahia, do Ceará. É tudo misturado, e isso é ótimo. O espaço é bonito, e a música dispensa comentários. Gosto de forró, mas confesso que não sei dançar”, conta aos risos.
Já o empresário Patrick Nunes, amigo de Jorge, fez questão de elogiar o regionalismo impresso na decoração junina, com bandeirolas coloridas e festivas. “É tudo muito alto astral, divertido e bonito. Além disso, a educação do sergipano é algo fantástico. Fui muito bem atendido em todos os lugares em que estive. Espero voltar, em breve. Quem sabe não venho para o São João lá na Orla?”, comenta, referindo-se ao Arraiá do Povo e à Vila do Forró, que acontecerão de 30 de maio a 27 de julho, na Orla da Atalaia.
Calendário da Segundona do Turista 2025
Maio:
- 05/05
- 19/05
Junho:
- 02/06
- 09/06
- 16/06
- 23/06
- 30/06
Julho:
- 07/07
- 14/07
- 21/07
- 28/07
Agosto:
- 11/08
- 25/08
Setembro:
- 08/09
- 22/09
Outubro:
- 06/10
- 20/10
Novembro:
- 03/11
- 17/11
Dezembro:
- 01/12
- 15/12