O Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA) vai instalar uma auditoria para apurar se há casos de descontos indevidos nos pagamentos de aposentados e pensionistas do estado.
De acordo com o presidente da Corte de Contas, o conselheiro Marcus Presídio, integrantes do tribunal devem se reunir nos próximos dias com a Secretaria de Administração da Bahia.
O TCE-BA fará um levantamento na folha de pagamento de aposentados, com foco na análise dos descontos aplicados, buscando identificar eventuais inconsistências ou cobranças indevidas.
À coluna, o presidente do tribunal de contas baiano afirmou que nenhum caso de desconto indevido foi identificado até o momento. Segundo ele, a auditoria tem caráter de prevenção.
“Até o momento, há indícios de irregularidades nos pagamentos aos servidores públicos aposentados, mas é importante que a Corte fiscalize”, disse Marcus Presídio à coluna.
Escândalo do INSS
A auditoria na Bahia ocorrerá na esteira do escândalo de descontos indevidos do INSS, revelado pelo Metrópoles por meio de em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.
Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude na filiação de segurados
As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal. Também provocaram a demissão do presidente do INSS e do então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.