Oposição quer que CBF ouça governo antes de mudar uniforme da Seleção

A polêmica sobre uma possível camisa vermelha da Seleção Brasileira ainda não terminou. Na segunda-feira (12/5), um deputado federal de oposição ao governo Lula propôs uma “regra” para alterações no uniforme do time nacional.

O projeto foi apresentado na Câmara pelo deputado Evair de Mello (PP-ES). A proposta trata da fusão de federações estaduais de futebol e prevê um caminho para que a CBF crie camisas de cor diferente do tradicional amarelo e azul.

3 imagens

Imagem gerada por inteligência artificial

Camisa tradicional da seleção
1 de 3

Imagem gerada por inteligência artificial

X/Reprodução

2 de 3

Imagem gerada por inteligência artificial

X/Reprodução

3 de 3

Camisa tradicional da seleção

Pedro Vilela/Getty Images

O projeto estabelece que a Seleção seja obrigada, nas competições oficiais, a utilizar uniformes nas cores da bandeira: verde, amarelo, azul e branco. Mas permite que cores alternativas sejam usadas “para fins comemorativos ou beneficentes”.

Para isso, entretanto, a CBF terá de pedir autorização ao Ministério do Esporte e ao Ministério das Relações Exteriores. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro também teria de ser ouvido antes da alteração, de acordo com a proposta.

“Uniformes são mais que tecidos: são representação visível de valores, de identidade e de pertencimento. Sua descaracterização por modismos ou conveniências ocasionais não pode ser admitida sem resistência”, diz o deputado no projeto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.