Apesar de ainda estarmos longe do lançamento do PlayStation 6, alguns palpites e rumores sobre o próximo console da Sony já estão surgindo. Desta vez, especialistas da Digital Foundry esperam que o PS6 tenha 24 GB de RAM para acomodar recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, como o PSSR e outras ferramentas.
- Ex-executivo da Sony revela quando PlayStation 6 pode ser lançado
- PlayStation 6 portátil pode ter desempenho inferior ao do PS5
“Eu imagino que, para ativar os recursos de aprendizado de máquina do próximo PlayStation, eles vão precisar de mais RAM do que têm atualmente”, contou Alex Battaglia, um dos apresentadores do programa DF Direct Weekly. “Estou assumindo que o sistema terá algo em torno de 24 GB no total. Essa é a minha suposição no momento para algo como um PS6”, concluiu.
Vale lembrar que tanto o PS5 Pro quanto o PlayStation 5 base possuem 16 GB de RAM, com diferença na largura de banda (448 GB/s e 576 GB/s, respectivamente). Caso o palpite de Battaglia se concretize, seria um salto de 8 GB para a próxima geração da Sony.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O upgrade ajudaria em tarefas de IA, como o aprimoramento gráfico (PSSR, DLSS), além de contribuir para uma maior estabilidade no desempenho dos jogos.
Os games também vêm exigindo cada vez mais memória RAM. Vemos isso nos requisitos recomendados para DOOM: The Dark Ages, The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered e Kingdom Come: Deliverance II, todos jogos de 2025 que exigem 32 GB de RAM no PC.
PlayStation 6 pode chegar em 2028?
Apesar de ser esperado para 2027, é possível que leve três anos para vermos algo concreto sobre o PlayStation 6. Segundo o ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, Shuhei Yoshida, a escassez de componentes durante a pandemia pode ter atrasado a chegada da nova geração.
“A geração do PS5 desacelerou por causa dos problemas para a fabricação. 2028 parece o certo para mim. As companhias investiram muito, incluindo nós mesmos. Então tivemos de encarar a realidade e fazer ajustes. Se levar em consideração os anos de covid, você terá um crescimento suave de alguns anos para cá”, reforçou o executivo.
Leia também:
-
Ainda vale a pena assinar a PS Plus no Brasil?
- PlayStation anuncia aumento no preço de jogos no Brasil para R$ 399
- 8 melhores jogos de terror para PlayStation 5
Vídeo: Para quem oo PlayStation 5 Pro faz sentido?
Leia a matéria no Canaltech.