Um comunicado divulgado nesta terça-feira (13) por autoridades de saúde de Singapura informou que o país registrou um aumento no número de casos de covid-19 nas últimas semanas. A nota foi assinada pelo Ministério da Saúde de Singapura (MOH) e pela Agência de Doenças Transmissíveis (CDA) do país.
- Brasil recebe 1,3 milhão de vacinas contra a covid-19 saiba quem é prioridade
- Covid-19 afeta o cérebro a ponto de reduzir o QI de uma pessoa
O país asiático registrou 14,2 mil casos da doença na semana de 27 de abril a 3 de maio, um aumento em relação à semana anterior, quando foram registradas 11,1 mil infecções. A média diária de hospitalização também aumentou, saltando de 102 para 133 pacientes.
Aumento esperado
Não há indícios de que as variantes LF.7 e NB.1.8, com maior circulação em Singapura, causem sintomas mais graves nas pessoas infectadas. As autoridades de saúde também ressaltaram que ondas de casos da doença são esperadas ao longo do ano.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Assim como em outras doenças respiratórias endêmicas, ondas periódicas de COVID-19 são esperadas ao longo do ano. O aumento de casos pode ser devido a diversos fatores, incluindo a diminuição da imunidade da população”, informou a nota do MOH e da CDA.
Medidas preventivas

No mesmo comunicado, os órgão de saúde recomendam que as pessoas mantenham a vacinação contra a covid-19 em dia, principalmente a parcela da população que se encaixa em grupos de risco, como idosos e cidadãos com comorbidade.
Há também a recomendação para que as pessoas que residem em Singapura usem máscara em áreas lotadas e quando apresentarem sintomas de como coriza, dor de cabeça, dor de garganta e/ou febre. Em caso de infecção, também é indicado que os cidadãos evitem viagens desnecessárias.
O uso de máscara também voltou a ser realidade em uma cidade no Brasil. No final de abril, São Gabriel da Cachoeira (AM) decretou o uso obrigatório de máscara em ambientes fechados. A medida foi tomada após o município registrar, em abril, quase 400 casos de covid-19, um aumento em relação às 87 infecções verificadas em março.
Leia mais:
- Ciência explica por que algumas pessoas ignoram vacinas e riscos da covid
- Rastros da covid permanecem no sangue por até 14 meses
- Gene recém-descoberto pode proteger contra covid
VÍDEO | POR QUE O NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?
Leia a matéria no Canaltech.