A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou a liquidação extrajudicial da operadora de planos de saúde Golden Cross (Vision Med Assistência Médica). A decisão foi aprovada em reunião da diretoria do órgão regulador, realizada na segunda-feira (12/5). Ela também foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (13/5) .
A ANS definiu que os beneficiários do plano que continuam na Golden Cross terão mais 60 dias, contados a partir desta terça-feira (13/5), para fazer a portabilidade especial de carências para outra operadora. Na segunda-feira, havia a expectativa de que esse prazo pudesse ser prorrogado. Até 7 de maio, 53 mil usuários de planos coletivos empresariais continuavam vinculados à Golden Cross.
Na decisão publicada no DOU, a ANS informa que a operadora foi liquidada por apresentar “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade ou a qualidade do atendimento à saúde dos beneficiários”. A medida cumpre o prazo legal para a liquidação da operadora.