A economia brasileira deve crescer mais do que o esperado em 2025, de acordo com novas projeções divulgadas pelo J.P. Morgan, um dos maiores bancos dos Estados Unidos.
Segundo as estimativas do banco norte-americano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve terminar 2025 registrando um avanço de 2,3%, ante 1,9% da projeção anterior.
De acordo com a instituição financeira, a revisão positiva das expectativas para a economia brasileira se deve a uma melhora no cenário externo, a partir do acordo entre EUA e China sobre as tarifas comerciais, além de uma produção agrícola nacional maior.
Para 2026, o J.P. Morgan espera que o PIB do país avance 1,2%. A projeção foi mantida em relação ao último relatório do banco.
Inflação
Em relação às perspectivas para a inflação no Brasil, o banco dos EUA elevou sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,2% para 3,6% no ano que vem.
Atualmente, a inflação brasileira acumula alta de 5,53% nos últimos 12 meses até abril. Nesse ritmo e patamar, o IPCA caminha para mais um ano em que a meta de 3% será descumprida.