O Ministério das Finanças da China anunciou, nessa terça-feira (13), que reduzirá significativamente as tarifas sobre produtos norte-americanos, em uma tentativa de avançar nas negociações com os Estados Unidos e conter os impactos da guerra comercial.
A partir da 1h01 (horário de Brasília) desta quarta-feira (14), as tarifas atualmente fixadas em 34% serão reduzidas para 10%. Além disso, a China cancelará uma taxa adicional de 91% que havia sido imposta em duas rodadas anteriores de retaliações comerciais.
A medida terá validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada, e atinge uma ampla gama de produtos importados dos Estados Unidos.
“A redução significativa das tarifas bilaterais entre China e EUA está alinhada com as expectativas dos produtores e consumidores de ambos os países”, afirmou o ministério em nota oficial. “A decisão favorece as trocas econômicas e comerciais e contribui para a recuperação da economia global”.
A decisão do governo chinês ocorre em meio a um momento de elevada tensão entre as duas maiores economias do mundo. A recente imposição de tarifas generalizadas por parte do presidente Donald Trump reacendeu preocupações com uma possível desaceleração global, afetando cadeias produtivas e os mercados financeiros.
A retomada do diálogo comercial entre Washington e Pequim, prevista para os próximos dias na Suíça, com a participação de autoridades de alto escalão dos dois países, também contribuiu para um clima de maior otimismo no mercado internacional.
Fontes: 55Invest e Conexão Política