A SpaceX fez na segunda (12) um teste de ignição estática com o estágio superior do Starship, o foguete homônimo considerado o maior e mais poderoso já construído. O procedimento contou com a ativação de todos os seis motores Raptor e foi conduzido em Starbase, no sul do Texas.
- Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk
- Starship: explosão do foguete da SpaceX piorou poluição da atmosfera?
Durante a ignição estática, os motores do primeiro estágio do foguete são ativados, mas este permanece no chão. No caso, este foi o terceiro teste do tipo com o veículo, que “vem passando por preparações finais para seu nono teste de voo”.
A SpaceX publicou no X, antigo Twitter, um vídeo do procedimento:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Starship completed a long duration six-engine static fire and is undergoing final preparations for the ninth flight test pic.twitter.com/o3WWjwtFre
— SpaceX (@SpaceX) May 13, 2025
O Super Heavy, que é o propulsor do veículo, já passou pela ignição estática. A empresa de Elon Musk ainda não anunciou a data para o nono teste de voo do Starship, mas é possível que a nova missão aconteça nas próximas semanas.
Até o momento, o Starship foi lançado em oito testes de voo, sendo que dois ocorreram neste ano. Em ambos, o Super Heavy teve bom desempenho e voltou para pousar na torre de lançamentos, mas o Starship explodiu menos de 10 minutos depois de deixar a plataforma.
O Starship e o Super Heavy foram criados para serem total e rapidamente reutilizáveis, e juntos formam um foguete com 123 m de altura, o maior já construído. O lançador é a grande aposta da SpaceX para transformar em realidade a colonização de Marte num futuro não tão distante.
Leia também:
- Após teste bem-sucedido, o que a SpaceX deve aprontar com o Starship?
- SpaceX ganha aprovação para 25 lançamentos do Starship por ano; limite era de 5
Vídeo: O que é Starlink
Leia a matéria no Canaltech.