Nos moldes de “Alexa”, “Ok, Google” e “Ei, Siri”, a Microsoft começou a testar um novo comando de voz para abrir o assistente do Copilot no Windows: inscritos do programa Windows Insider poderão ativar a ferramenta com a frase “Hey, Copilot” (“Ei, Copilot”, em tradução livre).
- Como usar o Copilot no Windows | Guia Prático
- OpenAI Operator, Copilot e mais: conheça 4 agentes de IA
O comando funciona apenas quando o computador está desbloqueado e abre o Copilot Voice, modo de conversa por voz em tempo real com a IA. A ideia é poder interagir com a ferramenta sem usar as mãos, o que pode ser útil quando a pessoa estiver digitando ou até mesmo longe do PC.
Por outro lado, os comandos de voz não são tão populares no Windows (basta lembrar o fracasso da Cortana), então se trata de mais uma aposta da Microsoft para ampliar o acesso ao copiloto de IA. Interações do tipo são mais comuns em celulares, visto que os aparelhos podem ser carregados para vários ambientes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Como o “Hey, Copilot vai funcionar”
O atalho precisa ser ativado manualmente nas configurações do Windows e só funciona com o PC desbloqueado por senha. Além disso, a Microsoft informa que cria um buffer de 10 segundos para identificar o pedido em áudio — a fala não é gravada nem armazenada localmente no computador.
Após ativar o comando de voz, o Copilot abre uma janela no modo Voice e traz uma janela suspensa para fechar o diálogo.
Mais um atalho para a IA
A ativação por voz é mais uma alternativa liberada pela Microsoft para abrir o assistente no Windows. Neste ano, a empresa já testou um novo atalho de teclado para acessar o Copilot Voice e uma janela suspensa mais discreta para quem pressiona o botão físico da ferramenta.
É provável que a MS tente deixar a experiência mais fluida com a IA — com novas formas mais fáceis de acesso, um usuário pode tentar recorrer ao Copilot no lugar de concorrentes como Gemini e ChatGPT, por exemplo.
A princípio, o comando de voz foi liberado apenas para testadores inscritos no programa Windows Insider.
Leia também:
- Como o Iniciar do Windows 11 foi criado? Microsoft detalha processo
- Por que o Recall do Windows demorou tanto para ser lançado?
- Como Campo Minado e Paciência ensinaram a usar mouse no Windows
VÍDEO: o que significa “AI PC”? É só hype?
Leia a matéria no Canaltech.