EA demite centenas de funcionários e cancela jogo de Star Wars

A indústria de jogos eletrônicos passa por um período bem complicado, com milhares de trabalhadores em diversas empresas como Microsoft e Sony sendo demitidos — até mesmo aqueles de estúdios bem sucedidos, como a Naughty Dog e Insomniac Games. Agora, a Electronic Arts anunciou um novo corte de pessoal, demitindo centenas de funcionários, cancelando jogos e mudando a sua estratégia de negócio.

  • Por que as empresas de games estão demitindo tanta gente?
  • Quais foram os jogos mais buscados no Google em 2023?

A Electronic Arts anunciou um corte de funcionários global, diminuindo sua força de trabalho em 5%, o que indica a demissão de aproximadamente 670 funcionários. Em um comunicado divulgado para a imprensa, Andrew Wilson, CEO da EA, comentou que, nos últimos doze meses, mudanças internas tentaram dar mais poder aos seus líderes criativos, visando o desenvolvimento de histórias maiores e de experiências mais envolventes para os jogadores.

Empresa demitiu aproximadamente 670 funcionários (Imagem: Electronic Arts)

Porém, em um mercado em constante mudança, a empresa decidiu focar em seus esforços internos, desenvolvendo novos jogos baseados em IPs da EA. Essa decisão fez com que a Electronic Arts decidisse se afastar de jogos licenciados “que não acreditavam que seriam bem sucedidos”, cancelando projetos e estúdios que estavam focados neles. 


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Jogo de tiro de Star Wars foi cancelado

Além de ser um baque considerável, com quase mil funcionários perdendo seus empregos do dia para noite, projetos que ainda não haviam sido oficialmente anunciados, mas que eram de conhecimento geral que estavam em desenvolvimento, foram cancelados.

De acordo com a IGN, a Respawn, responsável por Star Wars Jedi Survivor, estava desenvolvendo um jogo em primeira pessoa baseado na saga da Lucasfilm, mas foi uma das vítimas dos cortes da empresa.

A sequência de Star Wars Jedi Survivor parece ainda estar em desenvolvimento (Imagem: Electronic Arts)

Após o anúncio dos cortes, a presidente da EA Entertainment, Laura Miele, enviou um comunicado aos funcionários explicando sobre a mudança nas prioridades da empresa, que trabalhará mais em franquias próprias e dando suporte a jogos já lançados.

  • Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!

Ela comentou sobre o cancelamento do FPS de Star Wars, dizendo que essa é sempre uma decisão difícil, mas que não é um reflexo do talento e paixão que o time de desenvolvedores tinha pelo projeto.

Fãs estavam empolgados com a possibilidade de um jogo com mandalorianos (Imagem: Lucasfilm)

Apesar de poucas informações sobre o game, acreditava-se que o título seria protagonizado por um caçador de recompensas mandaloriano. Desenvolvedores desse jogo devem ser realocados para outros projetos, como Apex Legends, Homem de Ferro, Pantera Negra e uma sequência de Jedi Survivor. Franquias como Mass Effect Dragon Age também seguem sendo prioridade para a empresa.

Muitos se questionaram sobre essas adaptações de personagens da Marvel e até mesmo um terceiro jogo da franquia Jedi, mas apesar das mudanças estratégicas, a EA ainda permanece parceira da Disney, seguindo com o desenvolvimento desses jogos.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
  • Dell lança novo XPS 16 no Brasil com preço avassalador
  • X-Men apresentam os dois maiores mutantes da história da Marvel
  • Fotos da NASA mostram asteroide que passou perto da Terra
  • Xiaomi lista os primeiros celulares que vão receber o HyperOS
  • Xiaomi lança caixas de som Bluetooth com áudio 360 e até 17 horas de bateria
Adicionar aos favoritos o Link permanente.