Não jogue fora! 6 maneiras de reaproveitar a borra de café em casa

Comum nos lares brasileiros, a borra de café, geralmente, vai direto para o lixo após o preparo da bebida. No entanto, esse resíduo pode ser uma verdadeiro aliado em diferentes áreas da casa — desde o cuidado com móveis e plantas até a eliminação de odores.

A reutilização consciente da borra não só reduz o desperdício, como também oferece soluções práticas e sustentáveis para o dia a dia. Uma personal organizer, uma paisagista e uma dermatologista revelam, ao Metrópoles, os usos mais indicados do resíduo — e também os que devem ser evitados. Confira a seguir as orientações de cada especialista:

Dicas de organização e limpeza com a personal organizer Glaucia Zanicotti:

1. Esconde arranhões em madeira: faça uma pasta com a borra e aplique com um pano sobre o móvel. Deixe agir por 10 minutos e retire o excesso.
2. Neutraliza odores: seque a borra de café ao sol e coloque em potinhos ou em meias velhas como sachês, coloque em armários e outros espaços da casa — o cheiro de café fica suave e agradável.
3. Limpador abrasivo natural: a textura da borra ajuda a remover sujeiras difíceis de formas e panelas. Use com água e cuidado para não riscar.

foto colorida de borra de café ainda no filtro
Esse resíduo pode ser uma verdadeiro aliado em diferentes áreas da casa

No jardim, confira dicas da paisagista Gabriela Pileggi:

1. Fertilizante líquido: misture 100 g de borra com 1 litro de água e regue as plantas. Atenção para não exagerar, pois o excesso pode prejudicar o solo.
2. Controle de pragas: borra seca espalhada sobre a terra e folhas ajuda a afastar insetos indesejados.

3 imagens

A borra também ajuda a manter alguns insetos indesejados bem longe do seu jardim

A borra de café pode virar uma aliada no cuidado com as suas plantas
1 de 3

A borra de café é rica em carbono, um pouco de nitrogênio e matéria orgânica, então é ótima para as plantas, desde que usada do jeito certo

Getty Images

2 de 3

A borra também ajuda a manter alguns insetos indesejados bem longe do seu jardim

Reprodução / Pinterest

3 de 3

A borra de café pode virar uma aliada no cuidado com as suas plantas

Getty Images

Na pele? Melhor evitar, diz a dermatologista Thaísa Modesto:

1. Esfoliação caseira não é segura: embora popular, a prática pode causar microlesões e reações adversas. A dermatologista alerta que o ideal é usar produtos testados e específicos para a pele.

2. Se ainda assim for usar: aplique com delicadeza no corpo, nunca no rosto, e apenas com a borra fresca. Sinais de irritação devem levar à interrupção imediata do uso.

mulher com mascara facial de café - pele jovem
A borra de café é contraindicada para peles sensíveis, acneicas, com rosácea ou qualquer condição dermatológica ativa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.