A Nintendo confirou nesta quarta-feira (14) todas as especificações do Switch 2. Sem alarde, a companhia atualizou a página oficial com a ficha técnica do console depois de o Digital Foundry divulgar as especificações completas de hardware, confirmando alguns vazamentos e rumores e detalhando o que está dentro do novo videogame. O destaque fica para a GPU da NVIDIA, baseada na arquitetura Ampere, a mesma presente nas RTX 30, capaz de processar ray tracing e DLSS.
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Embora essas informações não sejam novidades agora, esta é a primeira vez que as especificações são realmente confirmadas. A GPU Ampere conta com 1.536 núcleos CUDA, operando a 561 MHz no modo portátil e 1.007 MHz no dock. Existe ainda um boost máximo de 1.400 MHz dependendo da necessidade dos desenvolvedores.
O desempenho do Switch 2 no modo portátil chega a 1.711 TFLOPS, enquanto no dock esse número sobe para 3.072 TFLOPS. Para efeito de comparação, a GeForce RTX 2050 mobile entrega até 5.100 TFLOPS. Vale ressaltar, no entanto, que esses números não revelam exatamente o desempenho de um chip gráfico em jogos, o que pode variar de acordo com recursos disponíveis, aprimoramentos de arquitetura etc.
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O Digital Foundry tentou simular a performance da GPU do Switch 2 com uma RTX 2050 com clock em 750 MHz rodando Control em 1080p no baixo, ray tracing no médio e DLSS no equilibrado. Nos testes, foi possível alcançar 30 FPS constante — um bom indicativo para o novo console da Nintendo.
Outras especificações do Switch 2
Em termos de CPU, o Switch 2 é equipado com 8 núcleos Arm Cortex A78C com clocks entre 998 e 1.100 MHz, e boost de 1.700 MHz. O processador conta ainda com instruções ARMv8 64-bit e extensões de criptografia para segurança. Além disso, a CPU tem 64KB de cache L1, 256 KB de cache L2 e 4 MB de cache L3 compartilhado entre todos os núcleos. Falando neles, o novo console da Nintendo disponibiliza 6 núcleos para os jogos, já que os outros 2 ficam para o sistema.
Especificações do Switch 2 vs. Switch | ||
Console | Switch 2: Nvidia T239 | Switch 1: Nvidia Tegra X1 |
CPU | 8x ARM Cortex A78C | 4x ARM Cortex A57 |
Clocks da CPU | 998 MHz (dock), 1101 MHz (portátil), máx. 1,7 GHz | 1020 MHz (dock/portátil), máx. 1,785 MHz |
Divisão da CPU | 2 núcleos para o sistema 6 núcleos para os jogos |
1 núcleo para o sistema 3 núcleos para os jogos |
GPU/núcleos | 1.536 núcleos Ampere | 256 núcleos Maxwell |
Clocks da GPU | 1007 MHz (dock), 561 MHz (portátil), máx. 1,4 GHz | 768 MHz (dock), até 460 MHz (portátil), máx. 921 MHz |
Memória | 12 GB LPDDR5X/128-bit | 4 GB LPDDR4/64-bit |
Divisão da memória | 3 GB para o sistema 9 GB para os jogos |
800 MB para o sistema 3,2 GB para os jogos |
Sobre as memórias, o console dispõe de 12GB LPDDR5X em dois módulos de 6 GB, operando entre 2.133 e 3.200 MHz, entregando 68 GB/s e 102 GB/s de largura de banda nos modos portátil e no dock, respectivamente. Dessa quantidade de RAM, 3 GB são reservados ao sistema, enquanto os 9 GB restantes ficam para os jogos.
O Nintendo Switch 2 chega no dia 5 de junho e só aí que conseguiremos ver do que o aguardado console é capaz com hardware capaz de entregar qualidade gráfica e desempenho até superior ao PS4 e Xbox One.
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