Uma partida de futebol realizada em Brasília, nesta quarta-feira (14/5), celebrou as seis décadas de relações diplomáticas entre Israel e Alemanha. O evento foi organizado pelas embaixadas dos dois países no Brasil.
Diplomatas e funcionários das embaixadas representaram as seleções dos dois países. Os embaixadores de Israel e Alemanha, Daniel Zonshine e Bettina Cadenbach, também estiveram presentes na partida.
Em campo, o resultado foi favorável para a Alemanha, que venceu Israel por 6 a 1. Apesar do resultado negativo, a representação diplomática israelense celebrou o evento.
“Hoje, ao celebrarmos seis décadas de relações diplomáticas entre Israel e Alemanha, lembramos com orgulho o caminho percorrido e o papel único que o esporte pode desempenhar no fortalecimento das relações entre os povos”, expressou a embaixada de Israel do Brasil por meio de nota.
O jogo foi uma recriação de uma outra partida amistosa, realizada em 25 de fevereiro de 1970 no estádio Bloomfield, na capital de Israel, Tel Aviv. Na época, a partida se tornou um marco nos laços entre os dois países, tendo em vista que aconteceu menos de um mês depois do atentado terrorista contra israelenses no Aeroporto de Munique.
À época, as duas seleções contavam com jogadores que tinham ligações com o Holocausto judeu, ou atletas com marcas dos anos brutais de guerra promovida pela Alemanha Nazista.