O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez um chamado público para uma revolta popular no país, nesta quarta-feira (14/5). O motivo é o entendimento dele de que houve fraude em uma votação de leis trabalhistas no país no Senado. As informações são do EE.
A confusão aconteceu porque o presidente do Senado, Efraín Cepeda, colocou em votação a proposta de uma consulta popular a respeito de leis trabalhistas no país.
Aquí el secretario del senado tacha un voto por el SÍ y no deja votar a los que seguían. Efraín Cepeda no acepta la apelación que es obligatoria y se consuma el fraude contra el pueblo. pic.twitter.com/BHVeOryggg
— Gustavo Petro (@petrogustavo) May 14, 2025
A medida aconteceu justamente poucos minutos após a aprovação de um apelo com o qual foi retomada a reforma trabalhista. A votação foi encerrada quando a diferença de voto em favor da proposta era de apenas dois votos. A votação ocorreu em uma clima de confusão no plenário.
“Essa é a fraude. O povo não pode mais ser privado da vitória. A participação é enorme, mas a coordenação popular deve dar os próximos passos para o movimento democrático que se desencadeia a partir de agora”, afirmou em uma publicação na rede social X.
O presidente convocou que sindicatos, agricultores, indígenas e comitês de bairro se organizem para uma uma mobilização.
Petro afirma ainda na publicação que vai se reunir com o chefe das forças militares do país e também com conselhos populares. “Acatarei a decisão dos conselhos populares de todo o país”, afirmou numa publicação.