O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) irá representar o governo brasileiro na missa que marca o início do pontificado do papa Leão XIV. A celebração acontecerá no dia 18 de maio, às 5h (horário de Brasília), na Praça São Pedro, Vaticano.
No último domingo (11/5), o vice-presidente afirmou que “será um honra” representar o Brasil no evento.
“O Brasil é o maior país católico do mundo. Nós, latino-americanos, termos um papa que nasceu nos Estados Unidos, mas passou a vida no Peru, ficamos muito felizes”, disse Alckmin a jornalistas. “O presidente Lula me solicitou e irei. Será uma honra representar o nosso país na posse do papa.”
Agenda do papa
Na terça-feira, o Vaticano divulgou detalhes dos próximos compromissos de Leão XIV. Além da missa de abertura do pontificado, o papa visitará a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em 20 de maio.
Já no domingo seguinte, 25 de maio, Leão XIV assumirá oficialmente a Cátedra Romana como Bispo de Roma, em missa que ocorrerá na Basílica de São João de Latrão. A celebração está marcada para às 12h (horário do Brasília).
Logo após essa cerimônia, o papa seguirá para a Basílica de Santa Maria Maior, onde, às 14h (horário de Brasília), irá venerar o ícone mariano “Salus Populi Romani”, tradicional símbolo de proteção do povo romano.
Encerrando os compromissos litúrgicos do mês, o papa celebrará, no sábado, 31 de maio, a missa da festa da Visitação de Maria a Isabel. A celebração ocorrerá na Basílica de São Pedro, às 5h (horário de Brasília), e incluirá a ordenação de novos presbíteros.