As vendas no comércio varejista do Brasil cresceram 0,8% em março, frente a fevereiro. Com isso, o resultado atingiu o maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2000. O recorde anterior era de fevereiro de 2025 (0,5%).
A média móvel trimestral variou 0,6% no trimestre encerrado em março.
Esta é a terceira taxa positiva consecutiva do índice. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (15/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, Cristiano Santos, ressalta que, em março, o que chamou “mais atenção” foi o perfil distribuído do crescimento intersetorial.
“Tivemos seis atividades em crescimento, inclusive as com mais peso, como a farmacêutica e hiper e supermercados. Os meses anteriores mostram uma volta ao protagonismo de hiper e super, especialmente em fevereiro, com alta de 1,2%”, explica Santos.
O que é PMC
- Iniciada em janeiro de 1995, a pesquisa produz indicadores sobre o comportamento conjuntural do comércio varejista no país.
- Para calcular a Pesquisa Mensal de Comércio, o IBGE monitora a receita bruta de revenda nas empresas formais, com 20 ou mais trabalhadores, cuja atividade principal é o comércio varejista.
- A PMC traz indicadores de faturamento real e nominal, pessoal ocupado e salários e outras remunerações.
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