O presidente Donald Trump afirmou, nesta quinta-feira (15/5), que os Estados Unidos estão próximos de garantir um acordo nuclear com o Irã. Segundo o presidente, o Irã concordou, “de certa forma”, com os termos de um acordo nuclear.
Trump faz viagens ao Oriente Médio para firmar acordos ecônomicos, acompanhado de líderes empresariais, incluindo Elon Musk.
“Provavelmente, você leu hoje a notícia de que o Irã meio que concordou com os termos. Eles não vão fazer, eu chamo assim, de forma amigável, poeira nuclear. Não vamos fabricar nenhuma poeira nuclear no Irã. E temos sido firmes”, afirmou Trump, pela manhã.
De acordo com o presidente norte-americano, “eles (Irã) não podem ter uma arma nuclear. É muito simples”.
“Não é como se eu tivesse que te dar 30 páginas de detalhes. É só uma frase. Eles não podem ter arma nuclear”, pontuou Trump.
Desde o início do segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, Trump diz que um dos objetivos de sua política externa é impedir que o Irã consiga uma arma nuclear.
Além de impor pressões econômicas, Trump busca firmar um novo acordo nuclear com o Irã, liderado pelo aiatolá Ali Khamenei. Segundo a atualização mais recente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o país tem 121,5 kg de urânio enriquecido a 60%.
As negociações mais recentes sobre o programa nuclear de Teerã terminaram no último domingo, com as partes concordando em se reunir novamente em breve.