O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que desembarcou na Turquia às 6h desta quinta-feira (15/5), no horário de Brasília, para a primeira negociação direta sobre a guerra que assola o país, classificou a delegação russa presente para as negociações como “falsa” depois de o presidente russo, Vladimir Putin, não comparecer ao encontro. Até o momento, “ainda não há reunião confirmada”, disse uma fonte turca à CNN Internacional.
O presidente ucraniano deve decidir se irá ou não conversar com a delegação russa após uma reunião com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan – o que acontece neste momento. Entretanto, Zelensky já havia indicado que não se encontrará com ninguém do lado russo para negociações, além de Putin.
O contato direto foi proposto por Putin, em 10 de maio, e aceito por Zelensky horas depois. A expectativa do líder ucraniano era encontrar pessoalmente com o presidente da Rússia na Turquia, para discutir um cessar-fogo.
Centenas de jornalistas aguardam em frente ao Palácio de Dolmabahçe, em Istambul, que vai acolher o encontro. Barreiras de segurança foram instaladas em torno da entrada do local para a chegada das delegações.