Médico diz como deve ser a prática de atividade física por hipertensos

Conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2023, os brasileiros sofrem mais com a pressão alta do que a maioria da população global. De acordo com o cardiologista Rafael Marchetti, praticar atividade física tende a fazer parte do tratamento da hipertensão arterial, mas é necessário se atentar a alguns cuidados durante a execução das modalidades.

À coluna, o médico destaca que as atividades físicas a serem executadas por hipertensos precisam ser adaptadas. Ele cita como exemplo a musculação. “Deve ter acompanhamento profissional, priorizar exercícios unilaterais alternados e maior tempo de descanso entre as séries”, recomenda o especialista.

4 imagens

A hipertensão arterial afeta um em cada três adultos em todo o mundo, segundo a OMS

A atividade física de quem sofre com pressão alta precisa ser adaptada
Em casos de tontura, os hipertensos devem parar o exercício e descansar
1 de 4

O médico Rafael Marchetti explica sobre a prática de atividade física por hipertensos

Getty Images

2 de 4

A hipertensão arterial afeta um em cada três adultos em todo o mundo, segundo a OMS

Getty Images

3 de 4

A atividade física de quem sofre com pressão alta precisa ser adaptada

Getty Images

4 de 4

Em casos de tontura, os hipertensos devem parar o exercício e descansar

Getty Images

Com pós-graduação em medicina do exercício e do esporte, Rafael ressalta que atividades físicas aeróbicas também devem ser ajustadas para uma intensidade moderada, definida individualmente de acordo com os resultados de um teste de exercício.

“O ideal é sempre ter avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física e respeitar os limites do corpo. Até o controle pressórico satisfatório, pode ser necessário ajustes significativos da modalidade e intensidade esportiva”, orienta o cardiologista.

Ele enfatiza que fazer exercícios muito intensos sem acompanhamento tende a causar picos de pressão, tonturas, mal-estar, arritmias e complicações mais sérias, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). “Isso ocorre, especialmente, se a hipertensão não estiver controlada, o risco aumenta quando a pessoa não conhece seus limites ou ignora sinais do corpo”, endossa.

Foto colorida de homem, idoso e negro, caminhando em uma esteira - Metrópoles
Aos hipertensos, o cardiologista salienta que fazer atividade física sem acompanhamento especializado pode ser perigoso por conta dos picos de pressão

O cardiologista argumenta: “Não existe uma atividade física contraindicada formalmente, apenas há a necessidade de controle de intensidade do esforço”.

Caso seja hipertenso e sinta tontura, falta de ar, dor no peito ou qualquer mal-estar durante a prática de atividade física, o médico aconselha parar “imediatamente”. “Procure um local tranquilo para descansar e, se os sintomas persistirem, busque atendimento médico. O melhor conselho é: escute sempre o seu corpo, não force além do necessário e sempre pratique com orientação.”

Atividade física com o peso corporal
Ao fazer uma atividade física e sentir mal-estar, tonturas ou dor do peito, pare imediatamente, conforme atesta o médico Rafael Marchetti

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.