Nesta semana, um vídeo de um patinete a mais de 100 km/h na Marginal Pinheiros (SP) se tornou viral nas redes sociais. A cena aconteceu durante a noite na capital paulista, em uma das vias mais movimentadas da cidade.
- Homem desafia a lei (e a morte) ao dirigir patinete a 105 km/h em rodovia
- McLaren lança linha de patinetes elétricos com homenagem a Senna
Em cena inusitada, é Matheus Rayk que pilota o equipamento na avenida. O modelo em questão é um Dualtron Thunder 3, um dos patinetes mais potentes do mundo. Ele vem equipado com dois motores elétricos de 2.500 W, que entregam uma potência combinada de 11.000 W, ou cerca de 15 cv.
Nesta configuração, o Thunder 3 pode ultrapassar facilmente os 100 km/h, como é comprovado no vídeo. A bateria que fornece energia ao sistema é de 71 V e 40 ah, fornecendo uma autonomia de até 170 km.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Responsável pela publicação, Matheus já é conhecido nas redes sociais por testar e modificar patinetes elétricos. O homem também participa de corridas na modalidade e é especialista em veículos elétricos.
Esse vídeo é a maior comprovação da evolução dos patinetes elétricos no mercado. Há também versões mais simples, como os disponíveis para aluguel ao redor da cidade de São Paulo, que são mais simples e menos potentes.
Mas o que impressiona também no Dualtron Thunder 3 é seu preço, que está na casa dos R$ 35.000. Custa o mesmo que alguns carros usados procurados no mercado brasileiro, como o Fiat Uno de última geração.
Ver essa foto no Instagram
Ousado, mas ilegal
Mesmo que o vídeo impressione, a utilização de um patinete em vias públicas como a Marginal Pinheiros é proibida. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro)e as normas municipais de São Paulo impõe as seguintes regras para o deslocamento com patinetes:
- Patinetes elétricos devem ser limitados a velocidade máxima de 20 km/h
- Podem circular apenas em ciclovias, ciclofaixas e vias com limite de velocidade de 40 km/h; a utilização em calçadas também é proibida
- Uso obrigatório de capacetes
- Permitido apenas para maiores de 18 anos
- Proibido transportar carga ou passageiros
Porém, modelos como o Dualtron Thuder 3 não se enquadram como patinete para uso urbano, segundo o nosso código de trânsito.
Por sua potência e capacidade, para a condução do equipamento em via pública é exigido a categoria de habilitação ACC ou apenas A, já que ele se enquadra como ciclomotor. Circular sem esses requisitos pode resultar em multa e apreensão do veículo.
Leia também:
- 3 marcas de carros que “duram a vida toda”, segundo os mecânicos
- Quanto custaria um Chevrolet Monza 1994 hoje, com a inflação?
Vídeo: Tesla Model 3: o carro mais importante da história?
Leia a matéria no Canaltech.