O governo da China anunciou a isenção de visto para turistas brasileiros, assim como para outras nacionalidades latino-americanas. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (15/5), pelo Ministério das Relações Exteriores chinês.
A isenção passa a valer a partir do próximo dia 1º de junho, e é válida para brasileiro que viajarem ao país por um período de até 30 dias. A medida também será aplicada para turistas da Argentina, Chile, Peru e Uruguai. A facilitação de viagens será válida até 31 de maio de 2026.
De acordo com Pequim, o gesto é mais um passo da China rumo ao que chamou de “abertura de alto nível”. A isenção, segundo a chancelaria chinesa, busca facilitar o intercâmbio de pessoas no país.
“Damos as boas-vindas a mais amigos estrangeiros para que façam bom uso das políticas de isenção de visto e facilitação de visto da China para visitar a China com mais frequência”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Lin Jian.
A medida foi anunciada após a realização do IV Fórum China-Celac, em Pequim. Na reunião, o governo chinês recebeu lideranças de países da América Latina. Entre eles, Luiz Inácio Lula da Silva.
Nos dias em que visitou o país liderado por Xi Jinping, o presidente do Brasil firmou uma série de acordos e parcerias estratégicas com o governo da China.