São Paulo — A cidade de São Paulo registrou um aumento no número de colisões de veículos contra postes no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2024, conforme levantamento da Enel — companhia responsável pela distribuição elétrica em São Paulo. Entre janeiro e março deste ano foram 154 ocorrências registradas, um crescimento de 14% em relação aos três meses do ano passado, quando ocorreram 135 colisões. Segundo a empresa, esses acidentes prejudicam a infraestrutura elétrica e a segurança de motoristas e pedestres.
Em pleno Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, por meio de comunicado, a Enel reforça a importância de medidas preventivas para a redução desses incidentes, incluindo a conscientização sobre direção segura e respeito às leis de trânsito. De acordo com Márcio Jardim, diretor de Operações e Manutenção da Enel São Paulo, a duração média para a realização de reparos ou a substituição de um poste é de oito horas, período em que muitas pessoas podem ter a rede elétrica comprometida em caso de acidentes.
“Muitas vezes, não é só a estrutura de concreto que sustenta a fiação que precisa ser substituída, mas toda a rede elétrica que estava sobre ela, pois cabos podem ter sido partidos com o impacto e outros equipamentos danificados. Há até casos mais complexos, em que nossas equipes precisam aguardar a perícia policial para só então iniciar os trabalhos. Clientes podem ter o fornecimento de energia interrompido durante atendimentos de emergência como esses”, afirma o diretor.
A capital paulista lidera o ranking das colisões, seguida de Osasco, na zona oeste, São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC paulista, e de Cotia, na região metropolitana. Em 2024, os mesmos municípios compunham a lista: a capital liderou com 376 acidentes do tipo, Osasco (28), São Bernardo do Campo (22), Santo André (19) e Cotia (13) completaram o ranking.
Prevenção de acidentes
Para diminuir o número de ocorrências, a companhia recomenda medidas preventivas de proteção aos motoristas e pedestres. Veja lista:
- Em caso de acidente com poste, se houver queda do equipamento ou de cabos, o motorista deve permanecer no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas.
- No caso de pedestres, o ideal é a pessoa não se aproximar e chamar pelo socorro imediatamente.
- Outra medida de prevenção é manter o veículo com a manutenção em dia, verificando o estado dos pneus, freios, faróis e retrovisores.
- Não dirigir sob o efeito de álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica.
- Não usar celular quando estiver dirigindo.
- Em caso de pista molhada ou de neblina, dirigir com cuidado e manter distância dos demais veículos.