Com raízes fincadas na cidade de Brasília, Anna Santana é pioneira em trazer o lado fashion do mercado de ótica para a capital. Com marcas de renome como Bottega Veneta, Fendi e Dior, a loja entra para a lista de multimarcas a expor no MFDF 2025.
Vem conferir!

Nascida e criada dentro do ramo de ótica, a empresária Anna Santana se interessou pelo segmento aos 13 anos de idade, tendo aprendido toda a parte técnica naturalmente por conta da ligação familiar. Afim de adicionar um toque pessoal ao negócio, Anna Santana rebatizou a empresa com o próprio nome e trouxe uma abordagem mais próxima aos clientes que estabeleceram a marca.
Seguindo a visão da empresária, a Ótica Anna Santana passou a inserir etiquetas de luxo em seu catálogo, com direito a itens exclusivos no acervo da marca. Pioneira no segmento, ela foi a primeira de Brasília a trazer a grife Céline para o estoque.
“Desde que comecei a participar mais, venho buscando as grifes. Faço a curadoria, e muitos clientes que estão acostumados a viajar para fora do Brasil falam que nunca acham tantos óculos juntos, de boas marcas, como acham aqui”, detalha Anna Santana em entrevista à coluna diretamente de sua loja no Lago Sul, em Brasília.


Com foco em oferecer produtos de qualidade a um preço acessível, Anna Santana aproveitou o conhecimento para criar sua própria linha ótica com inspiração nas grifes de renome. No fim de 2020, começaram a ser concebidos os primeiros protótipos que viriam a integrar a coleção de sua ótica homônima, Anna Santana Studios.
Celebrando suas raízes, a linha desenvolvida pela empresária traz como característica uma homenagem aos seus familiares. Cada modelo leva o nome de um parente que representa a estética e o estilo de cada óculos.


Anna Santana Studios no MFDF 2025
Para o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025, Anna levará uma seleção com os melhores modelos de sua linha. Entre os sucessos, o modelo Julia deve estar dentro do catálogo do festival, com uma armação elegante e jovial.
Os óculos, todos feitos em acetato, são produzidos no Brasil, mostrando a preocupação da empresária de reforçar a indústria brasileira como uma futura potência no ramo. “Temos bons fabricantes no Brasil, inclusive marcas com designs premiados em Milão. Tem muita coisa legal, as pessoas estão voltando esse olhar para o Brasil”, avalia.
Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas, além da presença de dez designers de móveis do DF, que apresentarão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames e Samuel Lamas.