Câmara aprova abertura de crédito e discute desapropriações em Guabiruba

Na noite de terça-feira (13/5), a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Anderson Luiz Cavichioli (Progressistas), que substituiu o presidente Alexandre Felipe Pereira, em viagem à Alemanha.

A vereadora Eduarda Schweigert (MDB) levantou questionamentos sobre a urgência nas votações de projetos de lei, especialmente no que diz respeito à aquisição de um terreno para o hospital. “Precisamos de um debate mais amplo sobre essa questão. A demanda por serviços de saúde está crescendo, e a Policlínica já não comporta mais a quantidade de atendimentos necessários”, afirmou Duda, ressaltando a importância de considerar a utilização de terrenos já existentes na cidade.

Durante a reunião, foi mencionada a Marcha dos Municípios, que levará alguns vereadores a Brasília em busca de recursos federais para Guabiruba. “É fundamental que estejamos unidos na busca por verbas que possam melhorar a saúde da nossa população”, destacou Duda.

O vereador Gustavo Barroso e Silva (Podemos) também se manifestou, enfatizando a necessidade de melhorar o atendimento nas unidades de saúde. Ele citou o caso de uma mãe que enfrentou dificuldades com a marcação de consultas, evidenciando a urgência de ações que garantam um atendimento mais eficiente e humanizado.

Osmar Vicentini Filho (PL) falou sobre a situação de projetos que entram na Casa com pedido de regime de urgência, afirmando que é necessário mais tempo para análise, além da presença dos vereadores ausentes, para uma melhor discussão e avaliação. Também comentou sobre a Marcha a Brasília, que contará com a presença de vereadores da Casa.

O vereador Anderson Luiz Cavichioli discorreu sobre uma informação da Secretaria de Educação, referente à abertura de uma nova turma de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA). As aulas acontecerão na Escola Arthur Wippel. Cavichioli também comentou sobre os projetos de lei da pauta do dia, que alteram a Lei Orçamentária, possibilitando a desapropriação de terrenos. No entanto, ressaltou que a desapropriação é uma prerrogativa do Poder Executivo, não sendo necessária a aprovação da Câmara Municipal.

O vereador Carlos Henrique Graf da Silva (PSD) falou sobre a visita que fez, juntamente com o vereador Diego Veneruchi, ao presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia, informando que em breve boas notícias serão anunciadas para a cidade de Guabiruba.

Outro ponto debatido foi a proposta de leiloar terrenos da prefeitura que não estão sendo utilizados, com o objetivo de financiar a construção do hospital. O vereador Ique trouxe essa ideia à tona, sugerindo que a venda desses terrenos poderia ser uma solução viável para a questão da saúde na cidade.

Por fim, o vereador Diego Borges destacou a relevância de estreitar laços com deputados para buscar recursos que possam ser investidos em Guabiruba. “Precisamos trabalhar juntos para garantir que os recursos que vão para Brasília voltem em forma de melhorias para a nossa cidade”, concluiu.


Ordem do Dia

  • Aprovado, em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária nº 22/2025, do Executivo, que “ALTERA OS ANEXOS DA LEI Nº 1.762, DE 22 DE SETEMBRO DE 2021, QUE TRATA DO PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O QUADRIÊNIO 2022/2025”.
  • Aprovado, em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária nº 23/2025, do Executivo, que “ALTERA ANEXOS DA LEI Nº 1.897, DE 03 DE OUTUBRO DE 2024, QUE TRATA DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO DE 2025”.
  • Aprovado, em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária nº 24/2025, do Executivo, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
  • Aprovado, em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária nº 25/2025, do Executivo, com o mesmo teor do anterior, referente à abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do município.
  • Aprovadas as Resoluções nº 2/2025, nº 3/2025, nº 4/2025 e nº 5/2025, todas do Presidente da Mesa, que “AUTORIZAM O ADIANTAMENTO DE DESPESAS QUE ESPECIFICAM”.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.