São Paulo — O estado de São Paulo deve passar por uma gangorra climática nos próximos dias, com variação entre as temperaturas mínima e máxima que pode chegar a até 15°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na capital paulista, a máxima deve subir aos poucos, atingindo os 30ºC na terça-feira (20/5), com mínima de 15ºC. Uma mudança brusca de temperatura está prevista para a próxima sexta-feira (23/5), quando a máxima deve atingir os 19°C, de acordo com o portal Climatempo.
Em Santos, no litoral, a diferença entre a mínima e a máxima será maior na segunda-feira (19/5), com variação de 17°C para 33°C. O frio também deve chegar no próximo fim de semana, com previsão de máxima de 20°C na sexta da semana que vem.
Em Campinas, no interior, a amplitude térmica já é sentida nesta sexta-feira (16/5). A cidade registrou mínima de 13°C durante a madrugada, e tem previsão de máxima de 28°C, aponta o Inmet. Daqui a uma semana, a temperatura deve apresentar leve queda, com os termômetros marcando 24°C na próxima sexta.
Veranico em São Paulo
Um novo bloqueio atmosférico, associado a um sistema de alta pressão, se estabeleceu sobre o estado na última quarta-feira (14/5), impedindo o avanço de frentes frias até pelo menos a próxima terça. O veranico, como é chamado o período de estiagem e altas temperaturas em pleno outono, é o segundo do mês no país.
Até meados da próxima semana, a expectativa é de temperaturas entre 3°C e 5°C acima do normal para esta época do ano no estado paulista.
Nesta sexta-feira, o calor se destaca no interior, com máximas de 30°C em Ibirá, Terra Roxa e Pitangueiras, e 29°C em Votuporanga e Sertãozinho. No sábado (17/5), o padrão de calor se mantém e até se intensifica em algumas áreas. Ibirá, Pitangueiras e Araçatuba devem alcançar os 31°C.