Algumas pessoas gostam de tomar chá com o sabor amargo, enquanto outras não abrem mão de opções mais adocicadas. Caso pertença ao segundo grupo, certamente você já deve ter ingerido a bebida à base de frutas vermelhas. Entretanto, sabe quais são os benefícios de consumi-la com frequência? A nutricionista Adriana Loyola te explica.
De acordo com a especialista, o chá de frutas vermelhas tem ganhado cada vez mais espaço entre os adeptos de uma vida saudável, sendo apreciado não apenas pelo sabor levemente adocicado e aroma agradável, mas também por beneficiar a saúde.
Modo de preparo do chá
- Aqueça 250 ml de água até o ponto de fervura.
- Em seguida, desligue o fogo e adicione uma colher de sopa da mistura seca de frutas vermelhas.
- Deixe a infusão repousar por cerca de cinco a 10 minutos.
- Se necessário, coe.
- Consumo quente ou gelado, de acordo com a preferência.
- O preparo do chá de frutas vermelhas é simples e pode ser feito de forma natural.
Efeitos
Adriana cita que o chá de frutas vermelhas se destaca por ter ação antioxidante: “Dessa forma, ajuda a combater os radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico”. Ingerir a bebida também favorece a saúde cardiovascular, auxilia a digestão e ajuda na regulação do intestino, conforme elenca a especialista.

A nutricionista acrescenta quanto ao chá contribuir para o controle de peso, por dispor de efeito “levemente” diurético e de baixa quantidade de calorias. Ela ressalta que a infusão, por ter o sabor adocicado, “pode ajudar a suprir a vontade de beliscar doces”. “Auxilia levando esse conforto para o paciente e melhora a adesão à dieta”, endossa.
Segundo a especialista, os efeitos positivos oferecidos são resultado das propriedades e ativos presentes na infusão, como antocianinas, flavonoides, vitamina C e polifenóis: “Tais substâncias são conhecidas pela ações anti-inflamatórias, antioxidantes e protetoras celulares, que contribuem para uma melhor qualidade de vida quando associadas a hábitos alimentares saudáveis.”

“Rico em compostos naturais provenientes de frutas como morango, amora, framboesa e mirtilo, esse chá pode ser um grande aliado do bem-estar físico e mental, e não tolera o amargor convencional das bebidas feitas com ervas”, salienta.
Contraindicações
Por mais que ofereça uma série de benefícios, esse chá “não é isento de contraindicações”. “Pessoas com alergia a um dos componentes das frutas utilizadas devem evitá-lo. Devido ao potencial diurético e à presença de cafeína em algumas versões industrializadas, pessoas com pressão baixa também”, menciona Adriana Loyola.
Gestantes ou lactantes devem consultar um profissional de saúde antes de incluir a bebida na rotina. Com relação à quantidade ideal de consumo, a nutricionista recomenda ser de até duas xícaras por dia para adultos saudáveis: “Exageros podem causar desconfortos, a exemplo de irritação gástrica ou diarreia”. Ela aconselha não adicionar açúcar à infusão.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.