Mulheres empreendedoras de Aracaju aprendem sobre crédito em encontro do BNB

 

Micro e pequenas empresárias dos setores de comércio e serviços de Aracaju participaram do Encontro Mulheres Empreendedoras, promovido pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, nesta quarta-feira (14), no Caju Hub, localizado na Orla da Atalaia em Aracaju.

O público teve acesso a várias frentes de acesso ao crédito, de acordo com o perfil: microcrédito urbano (para empreendedoras individuais), crédito MPE (para micro e pequenas empresárias), crédito rural (para agricultoras familiares e empresárias rurais).

Representantes do Hub de Inovação do Banco do Nordeste em Salvador (Hubine), do programa de microcrédito urbano do BNB (Crediamigo) e de agências do BNB em Aracaju ministraram palestras, para divulgar orientações sobre acesso e benefícios de cada linha de crédito disponível.

O gerente de produtos e serviços do Hubine, Evandro Rodrigues, destacou iniciativas de fomento à inovação e o programa de educação empreendedora para 300 startups. Em 2024, 240 startups em aceleração nos 11 estados de atuação do BNB receberam investimento total de R$ 8 milhões. As contratações de crédito para o segmento alcançaram o montante de R$ 1,06 bilhão. “Há diversas linhas de crédito para inovação, como FNE Startup, FNE Inovação e BNB Finep Inovacred, a última com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos, que representam oportunidade de desenvolvimento e modernização para as empresas”, informou.

A empreendedora e educadora financeira Marina Farias reforçou a relevância do evento para as mulheres que desenvolvem projetos empresariais. “Todos sabem que as mulheres movimentam as famílias, são milhões de empreendedoras que são mães e também empreendem. Então vejo as oportunidades de crédito do Banco do Nordeste e fico muito orgulhosa. A experiência no evento foi maravilhosa, muito caprichada e com clareza nas informações. Aprendemos sobre todas as áreas de crédito, então foi um momento muito completo”, declarou.

Crédito urbano e rural

A agente de microcrédito Daniela Varjão apresentou produtos e serviços do Crediamigo, que são acompanhados por atendimento personalizado, orientações empresariais e ambientais, para melhorar a capacidade gerencial dos empreendedores. E as gerentes de relacionamento Carla Albuquerque e Jully Duarte divulgaram detalhes do acesso ao crédito nas agências do BNB, com destaque para as linhas disponíveis para financiamento de capital de giro, novas tecnologias, pequenas usinas de energia solar e projetos rurais.

“As micro e pequenas empresárias podem, por exemplo, financiar com taxas de 0,63% ao mês a compra de máquinas e equipamentos, além do crédito para franquias”, disse Carla Albuquerque.

O gerente de negócios do BNB, Luiz Garrido, explicou sobre o funcionamento do crédito rural, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ele destacou as linhas Pronaf Agroindústria, Pronaf Mulher e Pronaf Jovem, que possuem taxas que variam de 2,5% a 6% ao ano.

De acordo com a agente de desenvolvimento Amanda Dias, que coordenou o encontro, explicou que a ação é decorrente do mapeamento feito pelo Ecossistema Local de Inovação (ELI) do Sebrae-SE. “Por meio da demanda gerada pelo ELI, podemos divulgar todas as linhas de crédito que podem atender ao público participante do evento. São mulheres empreendedoras que vivem a inovação em suas atividades, que vão desde o empreendedor individual até empresas maiores. Fizemos networking antes e após o evento, com integração de novas parcerias, a fim de melhor estruturar os negócios com crédito e acompanhamento”, concluiu Amanda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.