Fernando Sarney define data para eleições da CBF; confira

Presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Sarney convocou novas eleições para o cargo máximo da entidade, nesta sexta-feira (16/5). O pleito acontecerá no domingo (25/5).

3 imagens

E convocará novas eleições

Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo
1 de 3

Sarney é o presidente interino da CBF

Lucas Figueiredo/CBF

2 de 3

E convocará novas eleições

Lucas Figueiredo/CBF

3 de 3

Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo

Rafael Ribeiro/CBF

Vice-presidente da entidade, Fernando Sarney assumiu a presidência interina da entidade após o afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF, na última quinta-feira (15/5). As novas eleições irão definir o presidente da confederação para o quadriênio de 2025 a 2029.

Confira o comunicado:

“Em cumprimento à ordem judicial que determinou que fossem convocadas novas eleições o mais rápido possível, informo que amanhã será publicado em jornal de grande circulação o Edital de Convocação para Assembleia Geral Eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os cargos de Presidente, 8 (oito) Vice-Presidentes, 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes do Conselho Fiscal, para o exercício dos mandatos do quadriênio de 2025/2029.

Observando as regras e procedimentos eleitorais previstos no Estatuto da CBF, o processo será conduzido de forma transparente, democrática e participativa, conforme cronograma abaixо:

17.05.2025. Publicação do 1º Edital e Regulamento Eleitoral
18.05.2025 a 20.05.2025. Prazo de Registro de Chapa.
25.05.2025. Assembleia Geral Eleitoral.

Informo, ainda, que a condução do processo eleitoral ficará sob responsabilidade de Comissão
Eleitoral Apartada e Independente, conforme previsão do art. 22, VI, da Lei n’ 9.615/98″. 

Afastamento

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) afastou Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última quinta-feira (15/5). A decisão foi do desembargador Gabriel Zefiro.

Essa é a segunda vez que Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo. Em 2023, o ex-presidente também foi destituído por meio de uma ação que questionava o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em março de 2022, que garantiu o cargo de presidente da CBF a Ednaldo Rodrigues por um período de quatro anos.

No processo mais recente, é discutida a validade do documento que reconhece a legalidade da eleição de 2022, na qual Ednaldo Rodrigues foi eleito. A questão é se um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, tem capacidade mental para o ato, já que passou por uma cirurgia durante tratamento de câncer no cérebro, que teria causado “déficit cognitivo”.

Laudos apontariam demonstram que, desde ao menos 2018, o Coronel Nunes não estava apto mentalmente para celebrar atos da vida civil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.