A Receita do Distrito Federal apreendeu mais de 96 mil garrafas de óleo de soja em uma operação de combate à sonegação em armazéns, transportadoras e estradas. A ação, que ocorre desde a última quarta-feira (14/5), apreendeu também mais de 10 mil garrafas de conhaque, 500 metros quadrados de granito, peças para carros e outras mercadorias. Os produtos estavam com notas fiscais inidôneas, isto é, com irregularidades e sem efeito legal.
Entre as irregularidades relacionadas às mercadorias, além de notas fiscais inidôneas, os auditores fiscais registraram também a ausência de documentação fiscal. Já entre os caminhões abordados, em 11 deles foi constatado que não havia sido feito o recolhimento do frete.
As cargas foram interceptadas na BR-060 e na Epia. Vários outros tipos de mercadorias foram fiscalizadas e recolhidas, entre elas: cosméticos, suplementos alimentares e produtos automotivos.
Até a madrugada desta sexta-feira (16/5), entre as multas aplicadas pela fiscalização mais os créditos tributários devidos, os valores podem ultrapassar R$1 milhão. A ação continua no final de semana.