Telescópios espaciais, como o James Webb e o Hubble, são famosos por capturar imagens de alta qualidade do universo. Mas já pensou se esses registros também tivessem som? Esse é o objetivo das sonificações feitas pela NASA.
- Sonificação transforma imagens do centro da Via Láctea em música
- NASA libera três novas sonificações e transforma morte de uma estrela em música
A sonificação consiste em traduzir dados em sons. Elementos da imagem, como brilho e posição, recebem tons e volumes. Como o som não se propaga no vácuo do espaço, as sonificações permitem que o público vivencie os registros astronômicos de uma forma diferente.
Processo de sonificação
Os critérios da agência espacial americana determinam que cada dado da imagem seja associado a uma característica sonora. O brilho, por exemplo, corresponde ao volume, enquanto a cor pode indicar o tipo de instrumento musical usado na reprodução.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Computadores da NASA mapeiam matematicamente quais elementos dos registros dos instrumentos espaciais serão transformados em som. Com o auxílio de algoritmos, os sistemas tratam as imagens para que as pessoas possam “ouvir” o cosmos.
Foco em acessibilidade

O projeto de sonificação da NASA teve início em 2020 e foi desenvolvido a partir de iniciativas do Observatório de Raios X Chandra voltadas a pessoas cegas. Hoje, o processo de tradução sonora das imagens alcança um público cada vez mais amplo.
“Assim como as descrições escritas são traduções únicas de imagens visuais, as sonificações também traduzem essas imagens, codificando informações como cor, brilho, localização de estrelas ou assinaturas de absorção de água em sons”, destacou Quyen Hart, cientista do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial James Webb, em Baltimore (EUA), em comunicado da NASA.
Christine Malec, integrante da comunidade de pessoas cegas que participa do projeto, afirma que vivencia as faixas de áudio com múltiplos sentidos.
“Quando ouvi uma sonificação pela primeira vez, ela me impactou de uma forma tão visceral e emocional que imagino que seja o que pessoas com visão sentem ao olhar para o céu à noite”, revelou Malec.
Experiências Sonoras
A sonificação é uma nova maneira de experienciar um universo que, antes, era acessado apenas pela visão. Ouça, abaixo, algumas traduções de imagens em sons divulgadas pela NASA nos últimos anos.
Quinteto de Stephan
M74 – Galáxia Fantasma
Par de galáxias Arp 140
Estrela V838 Momocerotis
Sistema estelar binário SS 433
Galáxia Centaurus A
Leia mais:
- Sonificação: dados do satélite Aeolus são transformados em música
- O Sol faz barulho? Especialistas explicam
-
O som se propaga no espaço? Confira sons de objetos espaciais
VÍDEO | ETs VÃO INVADIR A TERRA?
Leia a matéria no Canaltech.