SP: Guardas Civis Municipais do ABC poderão atuar nas cidades vizinhas

Os municípios do ABC Paulista, na região metropolitana de São Paulo, assinaram um acordo de cooperação técnica para integrar as ações de suas Guardas Civis Municipais (GCMs). Na prática, o acordo dá autorização para que as equipes de cada guarda possa entrar e permanecer livremente no território das cidades vizinhas.

De acordo com o convênio, a atuação fora do território será permitida “durante os trabalhos preventivos e repressivos”, desde que sejam respeitados os “limites de competência administrativa de cada ente político”.

A parceria foi firmada em reunião da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (foto em destaque), realizada na última terça-feira (13/5). Compõem o consórcio as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo.

O termo de cooperação também prevê a realização de operações conjuntas nas regiões de divisa, além do compartilhamento de dados e informações como vídeos e imagens dos sistemas de monitoramento eletrônico e denúncias de infrações.

“O objetivo é unir esforços entre as GCMs e as polícias Civil e Militar para redução dos índices criminais na região”, afirmou o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.