Não é segredo para ninguém que o cinema oriental vem ganhando força no Ocidente. Embora o Japão, especialmente, sempre tenha revelado grandes estrelas ao mundo, desde as produções samurai de Akira Kurosawa até as animações inconfundíveis de Hayao Miyazaki, longas vindos do outro lado do mundo ganharam atualmente uma popularidade nunca antes vista.
- 7 filmes para entender a história do Japão
- 6 filmes japoneses de terror para sair do óbvio
Trabalhando estilos e temas de maneira muito particular, e provando ser uma caixinha de surpresas, o cinema japonês passeia por histórias que vão do belo e triste, como a vista em Drive My Car, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, até o arrepiante Godzilla Minus One, longa-metragem capaz de revitalizar a icônica franquia homônima.
Filme japoneses na Netflix
Para conhecer algumas dessas e de outras histórias vindas da terra do sol nascente, o Canaltech montou uma lista de 7 filmes japoneses para assistir na Netflix –atualmente uma das plataformas que mais contam com produções do país.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira os títulos e não deixe de dar play!
- Drive my Car (2021)
- Godzilla Minus One (2023)
- Explosão no Trem-Bala (2025)
- Até que As Cores Acabem (2024)
- A Viagem de Chihiro (2001)
- 100 Coisas para Fazer Antes de Virar Zumbi (2023)
- A Saudade que Fica (2024)
1. Drive my Car
Baseado em um conto de mesmo nome de Haruki Murakami, Drive My Car é um filme que chegou causando frisson nos cinemas em 2021. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes, o título de Ryusuke Hamaguchi (Roda do Destino) é um drama intenso, que fala sobre temas como luto e busca por conexão.
Ambientado em Tóquio, o longa conta a história de Yusuke Kafuku, um ator e diretor de sucesso, cuja esposa morreu repentinamente, deixando além de luto, muitas dúvidas em sua vida. Dois anos depois da tragédia, mergulhado em uma nova peça de teatro, Rafuku passa a ser conduzido até o trabalho pela jovem motorista Misaki Watari, uma garota com quem desenvolve uma inesperada relação.
2. Godzilla Minus One
Filme japonês do gênero kaiju, Godzilla Minus One é um título épico de ação e ficção científica, que faz parte da franquia Godzilla. Dirigido por Takashi Yamazaki (Zero Eterno), que ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais pelo filme, o longa se passa no Japão de 1945, contando uma história que pode ser vista independente do resto da saga.
Já com uma sequência em andamento, Godzilla Minus One se passa em um Japão devastado pelo pós-guerra, que se vê ainda mais destruído quando uma terrível criatura surge do mar para assolar o país. É nesse cenário que seguimos Kōichi Shikishima, um piloto kamikaze, único de seu grupo a sobreviver ao ataque da criatura, que parte em uma jornada para vingar a morte dos companheiros.
3. Explosão no Trem-Bala
Produção original da Netflix, Explosão no Trem-Bala é um filme de ação e suspense lançado em 2025. Dirigido por Shinji Higuchi (Ataque dos Titãs), o título é uma versão moderna do longa-metragem The Bullet Train, de 1975, um clássico do estilo “alta velocidade” no Japão.
Estrelado por Tsuyoshi Kusanagi (Midnight Swan), o filme se passa no Hayabusa 60, um trem-bala com destino a Tóquio, alvo de um homem-bomba. Ao entrar em contato com a empresa ferroviária, o homem-bomba alega que só não explodirá o artefato caso a velocidade do trem se mantenha superior a 100 km/h, o que leva seu maquinista a uma corrida desesperada, mas que mantém a bomba em segredo dos passageiros.
4. Até que As Cores Acabem
Drama romântico escrito e dirigido por Takahiro Miki (Seus Olhos Dizem), Até que As Cores Acabem é um filme de 2024 estrelado por Natsuki Deguchi (Passeio na Primavera Azul) e Ren Nagase (A Torre de Tóquio). Original Netflix, o título é uma adaptação do romance escrito por Morita Aoi, que tornou-se best-seller no Japão.
Trama sentimental, que mexe com as emoções do público, o longa conta a história de Akito, um jovem diagnosticado com uma doença terminal que só tem mais um ano de vida. Desesperado com sua condição, Akito acaba encontrando um propósito em sua relação com Haruna, uma garota que, assim como ele, também tem uma doença terminal, mas encara seus últimos dias de maneira muito diferente a do garoto.
5. A Viagem de Chihiro
Uma das animações mais aclamadas do Studio Ghibli, A Viagem de Chihiro é um longa-metragem de fantasia que quebrou barreiras, sendo um dos primeiros títulos do gênero a ganhar popularidade no Ocidente. Escrito e dirigido por Hayao Miyazaki (Meu Amigo Totoro), o longa de 2001 ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim e levou para casa o Oscar de Melhor Filme de Animação.
Feito em animação tradicional 2D, A Viagem de Chihiro gira em torno da personagem-título, uma garotinha de 10 anos que está de mudança para uma nova cidade, quando se perde no caminho com a família. Presos em uma cidade sem nenhum habitante, seus pais acabam sendo transformados em porcos, enquanto Chihiro se vê adentrando um universo povoado de fantasmas e seres fantásticos.
6. 100 Coisas para Fazer Antes de Virar Zumbi
Comédia de ação e mortos-vivos, 100 Coisas para Fazer Antes de Virar Zumbi é uma adaptação live-action da série de mangá de mesmo nome produzida por Haro Aso e Koutaro Takata. Muito bem-humorado, o longa é estrelado por Eiji Akaso (Um Trem para o Apocalipse) e explora o gênero da comédia de absurdos para contar sua inusitada história.
Dirigido por Yusuke Ishida, o longa gira em torno de Akira Tendo, um jovem de 24 anos que é explorado na empresa onde trabalha e se sente mais morto do que vivo toda vez que precisa ir ao escritório. Quando um apocalipse zumbi estoura no Japão e Akire decide ficar em casa, ele descobre a felicidade, passando a realizar uma lista de desejos que deseja cumprir antes de virar zumbi.
7. A Saudade que Fica
Produção tocante, escrita e dirigida por Michihito Fujii (18 Anos Depois), A Saudade Que Fica é um drama japonês lançado em 2024. Título que fala sobre perdão, luto e aprendizados, o filme é estrelado por Masami Nagasawa (Embusteiros) e mostra uma história focada no amor incondicional e transcendental.
Original Netflix, o título segue os passos de Minako, uma mãe que após uma calamidade devastadora procura pelo filho desaparecido. Isso, ao menos, até perceber que é ela quem está morta e presa em um lugar em que as almas permanecem até realizarem seus últimos desejos. No local, Minako é acolhida por um grupo muito peculiar, que a ajuda a buscar o amor e perdão enquanto aprende a dizer adeus.
Leia também:
- 10 filmes de samurai para seguir no clima de Xógum
- Os 10 filmes de Kaijus mais impressionantes para ver online
- Cem Anos de Solidão já ganhou uma adaptação japonesa que você não conhecia
Leia a matéria no Canaltech.