Gansos e patos em zoológico no RS também morreram por causa de gripe aviária

Na última sexta-feira (16), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que patos e gansos do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, também morreram por causa da gripe aviária (H5N1). O local, que fica a cerca de 50 km de Montenegro, está fechado para visitação desde terça-feira (14), medida que deve continuar por tempo indeterminado.

  • Existe vacina para gripe aviária? Instituto Butantan segue fase de teste clínico
  • Quais são os sintomas da gripe aviária em humanos? De quadros leves a graves

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), “a investigação da causa da morte incluiu a análise de amostras”, que confirmaram a presença do vírus. Para conter a doença, o Mapa informa que “todas as medidas previstas no Plano de Contingência estão sendo realizadas com eficiência”.

A população é orientada a notificar imediatamente qualquer caso de morte súbita ou comportamento estranho em aves à Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima. O próprio zoológico compartilhou a nota da Sema. Na íntegra:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) anuncia a suspensão, por tempo indeterminado, da visitação ao Parque Zoológico (Zoo) de Sapucaia do Sul. A manutenção do fechamento ocorre após a confirmação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (16/5), de que mortes de cisnes e patos foram motivadas pela Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1).

O acesso do público já estava suspenso de forma preventiva desde quarta-feira (14/5). A investigação da causa da morte incluiu a análise de amostras. Não há alteração nos trabalhos internos de atendimento aos animais.

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos.

Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória; secreção nasal ou ocular; espirros; falta de coordenação motora; torcicolo; diarreia; e alta mortalidade.

Todas as suspeitas de influenza aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (@zoodesapucaia)

De acordo com a Secretaria de Agricultura, já passa de 90 animais mortos no zoológico. Quando há casos de gripe aviária, o que se faz é recolher e dar o destino correto às carcaças, para evitar que o vírus se espalhe. Isso normalmente inclui enterrar os corpos de forma segura, com cuidados sanitários. No entanto, não vão sacrificar preventivamente todos os animais do zoológico, como é feito em granjas.

Leia também:

  • Vírus da gripe aviária está mudando; devemos nos preocupar?
  • Gripe aviária não é transmitida para humanos ao consumir carne e ovos; entenda

VÍDEO | POR QUE O NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.