O papa Leão XIV se encontrou, na manhã desta segunda-feira (19/5), com representantes de outras igrejas e comunidades eclesiais que participaram no domingo (18/5) da celebração inaugural do seu “ministério como Bispo de Roma e Sucessor de Pedro”. Ao dirigir-se aos representantes de outras tradições religiosas, o papa afirmou que é justamente a união entre líderes com ideologias diferentes que levará o mundo ao caminho da paz.
“Estou convencido de que, se estivermos de acordo e livres de condicionamentos ideológicos e políticos, poderemos ser eficazes em dizer ‘não’ à guerra e ‘sim’ à paz, ‘não’ à corrida aos armamentos e ‘sim’ ao desarmamento, ‘não’ a uma economia que empobrece os povos e a Terra e ‘sim’ ao desenvolvimento integral”, afirmou Leão XIV.
Leão XIV ainda destacou que “em um mundo ferido pela violência e pelo conflito, cada uma das comunidades aqui representadas traz sua própria contribuição de sabedoria, compaixão e comprometimento com o bem da humanidade e a proteção da nossa casa comum”.
O papa comentou sobre a “fraternidade universal”, e recordou “as aberturas e iniciativas já empreendidas por pontífices precedentes, especialmente a partir de São João XXIII”, e também “o caminho ecumênico” e o “diálogo inter-religioso” promovidos pelo papa Francisco, “sobretudo cultivando as relações interpessoais” e valorizando “o aspecto humano do encontro”.