O sexto episódio da segunda temporada de The Last of Us foi ao ar no último domingo (18) para mexer com as emoções dos fãs. Penúltimo episódio da temporada, o capítulo voltou no tempo para explicar como a relação de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) evoluiu ao longo dos cinco anos que se passaram entre as duas temporadas, revelando também o motivo que levou ao doloroso afastamento entre os dois.
- The Last of Us: diferenças entre o jogo e a série na estreia da 2ª temporada
- The Last of Us: saiba como Abby/Joel também foi polêmico em 2020
Tomando algumas liberdades criativas, a série da HBO optou por reunir os flashbacks em um único episódio ao invés de apresentá-los de maneira “cortada”, como acontece no jogo. A mudança revelou respostas que os fãs estavam aguardando, misturando acontecimentos do game a outros criados especialmente para o programa, gerando assim algumas alterações no andar da carruagem.
Como Ellie descobre a verdade sobre Salt Lake City na série?
Com um episódio inteiramente situado no passado, a trama do sexto episódio da segunda temporada de The Last of Us explica o porquê Joel e Ellie não estavam se dando bem no começo do segundo ano. Na trama do capítulo que foi ao ar no domingo (18), acompanhamos a dupla comemorando os aniversários de Ellie ao longo dos anos até chegarmos ao confronto decisivo entre os dois.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Entre uma emocionante visita ao Museu de Ciência e História de Wyoming, onde Joel leva Ellie para uma surpresa no dia de seu aniversário de 16 anos, e dramas adolescentes que também mexem com a relação dos dois, o capítulo altera a maneira como Ellie descobre o que aconteceu no hospital de Salt Lake City, local onde Joel orquestra um massacre para salvar Ellie, que seria fatalmente operada para a criação de uma vacina.
Além disso, a morte de Eugene (Joe Pantoliano), que na série é marido de Gail (Catherine O’Hara) mas não aparece fisicamente no jogo, também é um ponto crucial do episódio para explicar o deterioramento da relação entre Joel e Ellie. Mas o que muda, afinal?
Bom, vamos por partes. No sexto episódio da nova temporada, o clima começa a piorar no aniversário de 19 anos de Ellie, época em que a garota já estava bastante desconfiada de que Joel havia mentido para ela sobre o que realmente tinha acontecido em Salt Lake City. Na série, até vemos a jovem praticando como pedir a Joel para que ele contasse a verdade, mas tudo é interrompido quando Joel decide levá-la em sua primeira patrulha.
É nessa ronda que os dois encontram Eugene depois que são chamados para oferecer reforços em um ataque de infectados. Chegando lá, eles descobrem que o marido de Gail foi mordido, fazendo com que Joel logo aponte a arma para ele na intenção de matá-lo. Porém, Eugene implora para ser levado até Gail para se despedir da esposa, argumentando que ainda tem um tempo considerável até perder a consciência de vez.

Joel não concorda de jeito nenhum, mas Ellie toma partido de Eugene e insiste para que ele seja levado até Gail para um último adeus. Pensando que Joel tinha aceitado seu pedido, Ellie segue em frente para buscar os cavalos, enquanto Joel vai com Eugene até a beira de um lago e atira em sua cabeça.
Já em Jackson, Joel mente para Gail sobre a causa da morte de Eugene, dizendo que ele tinha dado fim à própria vida depois de ter sido infectado. Ellie, por sua vez, com raiva da mentira, conta para a terapeuta o que realmente tinha acontecido, revelando que Joel tinha matado o marido dela a sangue frio. O ocorrido, enfim, destrói ainda mais a relação já fragilizada entre Joel e Ellie, provocando uma ruptura entre os dois.
Fazendo um pulo temporal de nove meses após a morte de Eugene, a série chega até um dia antes da trágica morte de Joel no começo da segunda temporada, durante a festa de Ano Novo em que Ellie beija Dina (Isabela Merced). É nesse momento que finalmente acontece um confronto entre os dois, na varanda da casa de Joel, a respeito do que de fato tinha acontecido no hospital de Salt Lake City, com Ellie descobrindo, enfim, a verdade: Joel assassinou os Vagalumes, incluindo o pai de Abby, para evitar que Ellie morresse durante a operação que poderia resultar em uma cura, já que ela é imune ao Cordyceps.
Como Ellie descobre a verdade sobre Salt Lake City no jogo?
No jogo, Ellie descobre a verdade sobre o que aconteceu no hospital de Salt Lake City de um jeito bastante diferente daquele que foi apresentado no sexto episódio da segunda temporada da série de The Last of Us.
Ainda desconfiada de que Joel estava mentindo para ela, Ellie sai escondida de Jackson para ir até o hospital de Salt Lake City na tentativa de encontrar algum tipo de resposta acerca do que realmente tinha acontecido. Chegando lá, a garota encontra uma gravação de uma conversa entre Vagalumes, que falam sobre a imunidade de Ellie e a possibilidade de ter uma cura para a infecção. Uma das vozes na gravação ainda ressalta que já não importava mais se eles conseguiriam encontrar um outro sobrevivente imune, porque a única pessoa capaz de fazer uma vacina – o pai de Abby – estava morta.
Com o sumiço de Ellie, é claro que Joel não demorou muito para sair em busca dela, encontrando-a no hospital. Ali, os dois começam a brigar, com Ellie insistindo para que Joel lhe contasse a verdade, o que o sobrevivente acaba fazendo. Joel confessa que foi o responsável pelo massacre em Salt Lake City, dizendo que só fez aquilo porque não queria perdê-la, mesmo que isso tivesse custado ao mundo uma cura.

Sabendo da verdade, Ellie fica furiosa e diz para Joel que não quer mais ter qualquer tipo de contato com ele. É aí que o jogo faz um salto temporal para mesma cena da varanda que vemos na série, a diferença é que, no game, Joel e Ellie apenas jogam conversa fora e retomam a discussão sobre Salt Lake City, com Joel falando que, mesmo que tivesse uma segunda chance no hospital, ele ainda faria tudo o que fosse necessário para salvar a vida de Ellie.
A conversa da varanda marca a última vez que os dois interagiram no game antes de Abby aparecer para completar sua vingança, com Ellie ainda afirmando que gostaria de tentar perdoá-lo pelo ocorrido no hospital. A cena se repete na série da HBO, mas a produção adiciona ao momento a confissão de Joel, fazendo uma alteração na obra original.
Leia também:
- The Last of Us: Pedro Pascal quebra o silêncio sobre episódio da 2ª temporada
- The Last of Us: reveja o exato momento em que Joel encontra o pai de Abby
- Neil Druckmann descarta The Last of Us 3: entenda polêmica e o futuro da série
Leia a matéria no Canaltech.