Via Dutra vai ganhar novos pedágios em breve; saiba mais

As obras na via Dutra têm atrapalhado a vida de quem vai diariamente sentido o aeroporto de Guarulhos (SP) nos últimos meses. No entanto, ao que parece, o congestionamento intenso deve diminuir e voltar a normalidade. 

  • Ranger Raptor: como é a picape que “voou” em duna do Ceará?
  • Apple CarPlay Ultra: quais as novidades do novo sistema para carros?

De acordo com a CCR RioSP, concessionária que administra a via, as obras responsáveis pelo trânsito estão chegando ao fim, com os trechos em construção sendo entregues por fases.

Os novos trechos têm como principal objetivo separar os motoristas que querem trafegar localmente e quem pretende seguir em rota até o Rio de Janeiro. Para isso, as pistas expressas passarão a contar com pedágios no trecho metropolitano (todos com sistema free flow, sem cabines) enquanto as marginais seguirão gratuitas. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Haverá também diversos pontos de acesso entre as pistas, mas isso pode acarretar em um gasto maior de dinheiro para o seu bolso, já que a CCR cobrará de quem utilizar a via expressa para ganhar tempo até o aeroporto de Guarulhos. Os motoristas que trocar de pista logo após o primeiro pedágio da expressa será isento da cobrança free flow.

Essa prática é comum em diversos países. EUA, Cingapura e Emirados Árabes são algumas das nações que utilizam esse sistema de cobrança para quem deseja utilizar a pista expressa. Os valores ainda não foram divulgados, mas devem varias conforme os dias e horários de utilização da via. 

Novos trechos

A entrega está atrasada, mas após a finalização das obras, a via Dutra contará com mais 24 km de pistas expressas e 10 km de faixas marginais na região metropolitana de São Paulo. 

Porém, alguns trechos já foram liberados pela concessionária. As pistas marginais nos dois sentidos da via e mais de 8 km de faixas de rolamento na expressa já estão em uso. Além disso, um novo acesso à ponte do Tatuapé já foi finalizado, bem como o trevo próximo ao aeroporto de Guarulhos. As informações foram passadas pela CCR ao Uol Carros.

Viaduto que ligará a Dutra a Fernão Dias
Ligação a Fernão Dias (BR-381) segue em obras (Imagem: CCR RioSP/Divulgação)

Os viadutos para acessar a Fernão Dias (BR-381) rumo a Belo Horizonte ainda não foram entregues. 

Melhorias trecho Rio-SP

A CCR RioSP está também finalizando um pacote de melhorias para os trechos que ligam os dois estados brasileiros. Segundo a concessionária, a rodovia contará com iluminação em todos os 355 km administrados por ela.

Além das obras na chegada a São Paulo, a rodovia no estado paulista também está recebendo uma ampliação das marginais na altura de São José dos Campos. 

Trecho via Dutra Serra das Araras
Trecho da Serra das Araras já finalizado pela CCR Rio-SP (Imagem: CCR RioSP/Divulgação)

Já no estado carioca, a maior concentração de reformas está na serra das Araras, onde o trecho conta com uma grande variação de terreno. Por lá, serão construídos 24 viadutos com 16 km de extensão. O projeto tem previsão de ser finalizado apenas em 2029.

Ao todo, foram mais de R$ 2,9 bilhões investidos para as reformas da via Dutra na região metropolitana de São Paulo e na serra das Araras no Rio de Janeiro. 

Leia também:

  • 3 marcas de carros que “duram a vida toda”, segundo os mecânicos
  • 5 bons modos para o câmbio automático não quebrar nunca mais

Vídeo: Hidrogênio: o combustível do futuro? Conheça o carro que entrou para o livro dos recordes

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.