Missão Apollo 15 | Onde está a cápsula apresentada em The Last of Us?

Fãs de The Last of Us entraram em contato com o mundo da astronomia no 6º episódio da segunda temporada da série. Na ocasião, Joel e Ellie visitam o Museu de Ciência e História de Wyoming e encontram, no local, a cápsula usada na missão Apollo 15, da NASA.

  • 50 anos da Apollo 15: como foi a missão que levou o primeiro “carro” à Lua
  • Rochas coletadas nas Apollo 15 e 17 revelam pistas do que há no interior da Lua

A Apollo 15 foi a nona missão tripulada do programa Apollo e a quarta a pousar na Lua. A tripulação, composta pelos astronautas David Scott, James Irwin e Alfred Worden, foi lançada ao espaço em 26 de julho de 1971, com foco em uma exploração científica mais avançada do que as missões anteriores.

Apesar de o museu mostrado na série ser fictício, o módulo da missão espacial da agência norte-americana representado na cena é bastante semelhante ao original. Contudo, a cápsula real está bem conservada em um museu nos Estados Unidos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Afinal, onde está a cápsula?

O verdadeiro módulo de comando da Apollo 15 está em exibição no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos, em Dayton, Ohio. Ao contrário de como é apresentado na série, a cápsula não conta mais com seus painéis de controle internos nem com os equipamentos originais.

cápsula com plantas ao seu redor
Cápsula apresentada em The Last of Us é maior do que a usada na missão Apollo 15 (Reprodução/HBO Max)

Em entrevista ao site collectSPACE, Don Macaulay, designer de produção da segunda temporada de The Last of Us, afirmou que aumentou um pouco o tamanho do módulo em relação às dimensões reais. Sua equipe utilizou um modelo impresso em 3D para iniciar os trabalhos e, depois, desenvolveu uma versão em espuma em escala real.

“Filmamos separadamente, mas era tudo um único conjunto. Levamos o módulo para um palco separado para filmar o interior e depois o trouxemos de volta ao museu para filmar o exterior, mas era tudo um conjunto”, explicou o designer.

Áudio da Apollo 11

homem com uma fita na mão
Joel entregou fita com áudio da Apollo 11 a Ellie dentro de cápsula espacial (Reprodução/HBO Max)

As referências às missões da NASA no penúltimo episódio da segunda temporada da série não se restringem à cápsula da Apollo 15. Uma vez dentro do módulo, Joel entrega a Ellie uma fita que reproduz um áudio oficial da missão Apollo 11 — a primeira a levar astronautas à superfície da Lua.

No áudio, é possível ouvir a voz do oficial de relações públicas da NASA, Jack King, fazendo a contagem regressiva para o lançamento da missão, que ocorreu em 16 de julho de 1969.

“Trinta segundos e contando. Os astronautas relatam que está tudo ótimo. Faltam 25 segundos”, diz Jack no áudio.

“Menos 10… 9… 8… 7… 6… Iniciando sequência de ignição… 3… 2… 1… 0… Todos os motores em funcionamento… Decolagem! Temos uma decolagem — 32 minutos após a hora. Decolagem da Apollo 11”, complementa.

Leia também: 

  • Rochas coletadas nas Apollo 15 e 17 revelam pistas do que há no interior da Lua
  • Apollo 15 | Agência Espacial Europeia recria missão lunar em realidade virtual
  • Lunar Roving Vehicle | Conheça o 1º carro que a NASA levou à Lua com a Apollo 15

VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.