Rio de Janeiro – Um tiroteio na Cidade de Deus, durante operação da Polícia Civil, provocou o fechamento da Linha Amarela nesta segunda-feira (19). Além de afetar o trânsito, o confronto deixou um agente morto, paralisou serviços de saúde e educação e obrigou o desvio de 19 linhas de ônibus.
O caos urbano se instaurou após o agente da Core, José Antônio Lourenço, ser baleado durante cumprimento de mandado. Ele foi levado ao Hospital Lourenço Jorge, mas não resistiu. O bloqueio na via só foi parcialmente desfeito mais de uma hora depois.
Polícia mata e paralisa o Rio
A operação da Polícia Civil, que deveria garantir segurança, resultou em mais uma cena de guerra urbana. O acesso à Linha Amarela foi fechado às 12h15, segundo o Centro de Operações Rio (COR). Por volta de 12h30, a via seguia com interdições intermitentes no sentido Fundão.
Enquanto isso, três unidades de saúde que atendem a comunidade foram fechadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Na educação, o cenário foi semelhante: todas as escolas municipais da região suspenderam aulas e, até o momento, uma escola estadual também fechou as portas.
LEIA TAMBÉM
Veja as linhas de ônibus desviadas
A RioÔnibus informou que este é o quinto desvio de linhas provocado por ações policiais só em maio. Veja as 19 afetadas:
- 315 – Central x Recreio dos Bandeirantes
- 613 – Vargem Grande x Del Castilho
- 348 – Riocentro x Candelária
- 352 – Riocentro x Candelária
- 361 – Recreio x Castelo
- 368 – Riocentro x Candelária
- 550 – Cidade de Deus x Gávea
- 558 – Copacabana x Cidade de Deus
- 600 – Taquara x Praça Saens Peña
- 692 – Méier x Alvorada
- 693 – Méier x Alvorada
- 861 – Rio das Pedras x Curicica
- 863 – Rio das Pedras x Barra
- 900 – Merck x Downtown
- 990 – Merck x Joatinga
- 611 – Camorim x Del Castilho
- 953 – Taquara x Cidade de Deus
- 954 – Taquara x Recreio
- 810 – Taquara x Pontal
O post Tiroteio na Cidade de Deus fecha Linha Amarela apareceu primeiro em Diário Carioca.