Dispositivo da Bosch “dedura” degradação da bateria de carros elétricos; entenda

A degradação da bateria dos carros elétricos continua sendo o grande vilão na desvalorização dos modelos no mercado automotivo. 

  • Via Dutra vai ganhar novos pedágios em breve; saiba mais
  • Ranger Raptor: como é a picape que “voou” em duna do Ceará?

Por medo ou receio da redução de autonomia e desempenho, o mercado de carros elétricos usados ainda sofre muito com os preços reduzidos quando comparado a veículos a combustão.

Porém, para trazer mais segurança a este mercado, principalmente para o consumidor, a Bosch desenvolveu uma ferramenta para diagnosticar a saúde da bateria de um carro e o nível da sua degradação.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Exemplificação de como funciona o 'User Certificate to Go'
Sistema funciona como o scanner diagnóstico realizado em qualquer tipo de carro (Imagem: Bosch/Divulgação)

Batizada como ‘User Certificate to Go’, o sistema funciona a partir de um dispositivo de leitura ‘dongle’, que se conecta à unidade de leitura do software, podendo coletar todos os dados do veículo — inclusive da bateria. 

Para essa avaliação, o veículo precisa estar ligado na tomada, com pelo menos 20% da bateria. Assim o sistema da Bosch consegue coletar as informações e enviar para uma nuvem, gerando um certificado oficial com a capacidade da bateria, alcance estimado e outros. 

Essa análise é feita com base na capacidade bruta da bateria, ao contrário do que as fabricantes fazem, que declaram apenas  capacidade líquida do sistema. Assim, é possível saber de uma forma mais real as limitações e capacidades da bateria.

'User Certificate to Go' da Bosch
Assim é exibido a capacidade da bateria revelada pelo ‘User Certificate to Go’ (Imagem: Bosch/Divulgação)

Fomentação do mercado de elétricos usados

O novo sistema da Bosch tem como objetivo facilitar a vida de revendedores e até mesmo de consumidores, que poderão usar a ferramenta para avaliação do carro e entender a real condição da bateria após anos de uso. 

Não há como garantir que isso ajudará a diminuir a desvalorização dos valores dos carros elétricos, mas esse sistema poderá, pelo menos, garantir ao segundo comprador uma garantia sobre o estado da bateria. 

Leia também:

  • 5 bons modos para o câmbio automático não quebrar nunca mais
  • 3 marcas de carros que “duram a vida toda”, segundo os mecânicos

Vídeo: Baterias BYD, a verdade por trás dos mitos

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.