Trump mostra otimismo por paz na Ucrânia após longa conversa com Putin

Os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Donald Trump, dos Estados Unidos, conversaram por telefone nesta segunda-feira (19/5), por mais de mais de duas horas, para discutir um cessar-fogo imediato entre Rússia e Ucrânia. Donald Trump disse que a conversa correu bem e que “Rússia e Ucrânia iniciarão imediatamente negociações para um cessar-fogo”. Nenhum deles, porém, se comprometeu com prazos exatos.

“Acredito que correu muito bem. Rússia e Ucrânia iniciarão imediatamente negociações para um cessar-fogo e, mais importante, para o fim da guerra. As condições para isso serão negociadas entre as duas partes, como só pode ser, porque elas conhecem detalhes de uma negociação dos quais ninguém mais teria conhecimento”, escreveu Trump.

O presidente norte-americano destacou que “o tom e o espírito da conversa foram excelentes. A Rússia quer fazer comércio em larga escala com os Estados Unidos quando este “banho de sangue” catastrófico terminar, e eu concordo. Há uma tremenda oportunidade para a Rússia criar enormes quantidades de empregos e riqueza. Seu potencial é ilimitado”.

O presidente dos Estados Unidos ainda destacou que o “Vaticano, representado pelo Papa, declarou que estaria muito interessado em sediar as negociações. Que o processo comece”.

Posição de Putin

Após a ligação, o presidente russo afirmou que a conversa “foi muito substancial e muito franca e, no geral, na minha opinião, nesse sentido, muito útil”.

“O presidente dos EUA expressou sua posição sobre a cessação das hostilidades e o cessar-fogo, e, da minha parte, enfatizei que a Rússia defende uma resolução pacífica para a crise ucraniana. Precisamos apenas delinear as rotas mais eficazes para avançar em direção à paz”, disse Putin, sem se comprometer com prazos.

O presidente russo também agradeceu Trump pelo apoio dos EUA na “retomada das negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia”.

Putin destacou que “concordamos com o Presidente dos Estados Unidos que a Rússia proporá e está pronta para trabalhar com o lado ucraniano em um memorando sobre um possível futuro tratado de paz definindo uma série de posições, como, por exemplo, princípios de solução, o momento de um possível acordo de paz e assim por diante, incluindo um possível cessar-fogo por um determinado período, se acordos apropriados forem alcançados”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.