A startup Venus Aerospace, sediada em Houston (Estados Unidos), concluiu o primeiro voo de um motor de foguete de detonação rotativa (RDRE, na sigla em inglês). A atividade, realizada na última quarta-feira (14), abre caminho para voos de alta velocidade partindo de pistas convencionais.
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O lançamento ocorreu no Spaceport America, no estado do Novo México. O foguete, equipado com o RDRE, decolou às 10h37 (horário de Brasília). Segundo a empresa, este foi o primeiro teste bem-sucedido de um motor do tipo em voo nos Estados Unidos, um avanço que aproxima a Venus da realização de voos hipersônicos acessíveis.
“Provamos que essa tecnologia funciona — não apenas em simulações ou laboratório, mas também em voo. Com este marco, estamos um passo mais perto de tornar o voo de alta velocidade acessível e sustentável”, afirmou Sassie Duggleby, CEO e cofundadora da Venus Aerospace, em comunicado.
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Houston, We Have Detonation pic.twitter.com/dwJewTIRmM
— Venus Aerospace (@VenusAerospace) May 15, 2025
Potencial do RDRE
O motor da Venus foi projetado para decolar de pistas convencionais e alcançar velocidades superiores a Mach 6 — seis vezes a velocidade do som. Em comparação com motores de foguete tradicionais, o RDRE promete maior empuxo, pressão e eficiência, consumindo menos combustível.
O projeto da empresa prevê que o RDRE funcione em conjunto com o VDR-2, um ramjet de detonação aspirado a ar desenvolvido internamente. Essa combinação permitiria um voo hipersônico sustentado sem a necessidade de um estágio de propulsão adicional.
“Construímos um motor que não apenas funciona, mas é confiável e eficiente — e isso o torna escalável. Essa é a base de que precisamos para, combinada ao ramjet, completar um sistema capaz de operar desde a decolagem até o voo hipersônico sustentado”, explicou Andrew Duggleby, diretor de tecnologia da Venus Aerospace.
Com o sucesso do teste, a empresa agora planeja avaliações em larga escala do sistema de propulsão integrado. O objetivo é concluir o desenvolvimento do Stargazer M4, uma aeronave de passageiros reutilizável capaz de atingir a velocidade Mach 4.
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