Governo Lula premia Xuxa e outros 110 nomes com Ordem do Mérito Cultural

Xuxa, que será homenageada com a Ordem do Mérito Cultural, e a primeira-dama Janja da Silva - Foto: Redes Sociais/Reprodução

Xuxa, que será homenageada com a Ordem do Mérito Cultural, e a primeira-dama Janja da Silva – Foto: Redes Sociais/Reprodução

A apresentadora Xuxa Meneghel, o ator Ary Fontoura e o humorista Paulo Vieira estão entre os 111 nomes que recebem homenagem cultural nesta terça-feira (20), durante a cerimônia de entrega da OMC (Ordem do Mérito Cultural) — a mais alta honraria pública do setor cultural no Brasil, informou o Poder 360.

O evento, que será realizado no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, marca a retomada da premiação após a suspensão durante o governo Jair Bolsonaro e celebra os 40 anos do Ministério da Cultura com o tema “Democracia e Cultura”.

Além das personalidades citadas, 14 instituições culturais brasileiras também serão reconhecidas. A entrega das condecorações será conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Ordem do Mérito Cultural contempla três graus de distinção

A OMC contempla três graus de distinção: Grã-Cruz, destinada às maiores homenagens; Comendador, para contribuições de destaque; e Cavaleiro, voltada a atuações relevantes em suas áreas de atuação. Para a ministra, a retomada da honraria simboliza o reconhecimento da cultura como um dos pilares fundamentais da democracia.

“A volta da Ordem do Mérito Cultural é um marco importante, pois valoriza aqueles que constroem a nossa cultura com dedicação e talento”, afirmou Margareth Menezes.

Reinauguração do Palácio Capanema

A cerimônia também marca a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, fechado há 10 anos. O edifício — um dos ícones da arquitetura modernista no mundo — foi restaurado com investimento de R$ 84,3 milhões por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

As obras incluíram a modernização das redes elétrica, hidráulica, sanitária e de climatização, além da recuperação do mobiliário original, luminárias, persianas e dos jardins assinados por Burle Marx.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.