

“O Agente Secreto”, filme estrelado por Wagner Moura ovacionado em Cannes – Foto: Divulgação/ND
O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi ovacionado por cerca de dez minutos ininterruptos neste domingo (18), durante o Festival de Cannes 2025. Os aplausos calorosos vieram após a primeira exibição pública do longa dirigido por Kléber Mendonça Filho.
Estrelado por Wagner Moura, a produção pode estar trilhando um caminho semelhante ao de “Ainda Estou Aqui”, que emocionou o público no Festival de Veneza em 2024 e, mais tarde, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional — além de ter sido indicado à categoria de Melhor Filme.
“O Agente Secreto” está na disputa pela Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes. O longa concorre ao lado de:
- O Esquema Fenício – Wes Anderson;
- Eddington – Ari Ester;
- Resurrection – Bi Gan;
- Jeunes Mères – Jean-Pierre e Luc Dardenne;
- Alpha – Julia Ducournau;
- Renoir – Chie Hayakawa;
- A História do Som – Oliver Hermanus;
- La Petite Dernière – Hafsia Herzi;
- Sirat – Óliver Laxe;
- Nouvelle Vague – Richard Linklater;
- Two Prosecutors – Sergei Loznitsa;
- Fuori – Mario Martone;
- Dossier 137 – Dominik Moll;
- Simple Accident – Jafar Panahi;
- Die, My Love – Lynne Ramsay;
- The Mastermind – Kelly Reichardt;
- Woman and Child – Saeed Roustayi;
- Eagles of the Republic – Tarik Saleh;
- Sound of Falling – Mascha Schilinski;
- Romería – Carla Simón;
- Sentimental Value – Joachim Trier.
A Palma de Ouro será entregue neste sábado (24). A trajetória até o Oscar, por sua vez, é incerta, mas a esperança de repetir o feito em 2026 está no ar.
Ver essa foto no Instagram
Qual é a história de “O Agente Secreto”?
Conforme sinopse do AdoroCinema, o filme se passa no Brasil de 1977 onde Marcelo (Wagner Moura), um homem que trabalha como professor especializado em tecnologia, com os seus 40 anos de idade, sai da movimentada São Paulo e vai para Recife.
Ele tenta, com a viagem, fugir do seu passado violento e misterioso, na intenção de começar uma nova vida. Ele, contudo, chega à cidade na semana do Carnaval, então logo sua paz e a calmaria vão se esvaindo. Com o decorrer do tempo, ele percebe que atraiu para si o caos do qual ele sempre quis fugir.
Para piorar a situação, além dele estar sendo espionado pelo seus vizinhos, a cidade que ele achou que o acolheria ficou muito longe de ser o seu refúgio.
Ver essa foto no Instagram
Além de Wagner Moura, o filme também conta com nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Udo Kier e Hermila Guedes.
Veja a repercussão de “O Agente Secreto” na mídia internacional

Os bastidores de “O Agente Secreto”, com Wagner Moura – Foto: Divulgação/ND
A recepção internacional de “O Agente Secreto” tem sido amplamente positiva, com elogios em diversos veículos de prestígio. O filme ganhou cotação máxima no The Playlist, no qual o jornalista Carlos Aguilar escreveu: “um belo drama criminal”.
Na Variety, Peter Debruge disse que o thriller era “maravilhoso” e prestou o seguinte elogio ao diretor e produtor brasileiro: “Mendonça demonstra uma capacidade notável não apenas de recriar, mas de nos transportar de volta àquela época, com seu calor opressivo e paranoia”.
O crítico David Ehrlich, da IndieWire, disse que o filme foi “exuma o passado como base para uma história puramente ficcional e, ao fazê-lo, articula como a ficção pode ser ainda mais valiosa como veículo para a verdade do que como ferramenta para encobri-la”, escreve.

O elenco de “O Agente Secreto” em Cannes – Foto: Ascom/MinC/Divulgação/ND
Sem data definida, “O Agente Secreto” estreia nos cinemas ainda em 2025.