A hierarquia de poderes da Marvel Comics está prestes a mudar definitivamente nas HQs! Há diversos seres que possuem um alto teor de capacidades (sejam físicas, mentais, mágicas etc.) e eles formam um grande equilíbrio dentro das revistas da editora. Todos observados por Aquele Acima de Todos e por Aquele Abaixo de Todos, obviamente.
- 10 personagens mais poderosos da Marvel em 2025
- As 10 melhores batalhas dos X-Men nas HQs da Marvel
Não é incomum apresentarem criaturas ainda mais poderosas, trazendo um desafio maior para nossos super-heróis (e até aos vilões). Porém, todos muito bem encaixados na trama e que não acabam ameaçando tudo o que foi construído nas HQs até os dias atuais.
Pois é, caros leitores, a Marvel Comics decidiu mexer nisso e trouxe uma ameaça tão grande que nem mesmo Aquele Acima de Todos quis lidar. E o seu retorno pode significar uma mudança brusca nesse equilíbrio, o que significa que a posição de todos está em risco — sejam seres cósmicos, super-heróis e até mesmo vilões. E isso ocorrerá em Storm #8 (2025).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O maior desafio da Marvel Comics
A Tempestade tem vivido uma aventura e tanto recentemente, seja visitando o Brasil ou enfrentando os grandes deuses do trovão — como é o caso do próprio Thor, Chaac, Xangô, Susanoo e Mamaragan. Inclusive, ela foi escolhida para portar os poderes da Eternidade: uma entidade que incorpora toda a realidade do Universo-616 da Marvel Comics.

No entanto, ela conhecerá a fúria de uma existência ainda maior e que apresenta uma ameaça que dificilmente ela conseguirá lidar sozinha: Hadad, que está preso há bilhões de anos e que possui um grande poder — o bastante para dominar até mesmo os deuses do trovão das HQs e mantê-los ao seu lado para não serem devastados junto com todos os demais.
O ressurgimento de Hadad
Antes de Zeus, Toranos e todos os outros deuses, Hadad foi o primeiro deus do trovão. Para ter uma ideia do tamanho de seu poder, ele não era uma “ramificação” como os demais carregam atualmente. Ele tinha todo o domínio e da forma mais primitiva possível.
De acordo com Thor, ele derrotou todo o panteão cósmico sem qualquer dificuldade. E, para mostrar sua superioridade, transformou cada um deles em uma arma. A personificação da Morte, por exemplo, se transformou em um bastão. A Força Fênix? Uma armadura que ele utilizava.
Temendo um problema daqueles, Aquele Acima de Todos desceu dos céus e o impediu de continuar em sua jornada de insanidade. Ele foi preso em um lugar onde não pudesse danificar a realidade, algo que durou bilhões de anos. Agora com seu retorno sendo prometido, uma verdadeira guerra entre os deuses começa: afinal de contas, quem estará ao seu lado e contra ele?
Caso não tenha noção do que isso significa, vamos resumir: ele derrotou sozinho entidades cósmicas que estão entre os seres mais poderosos de todo o universo (e juntas). Ele derrubou a Eternidade, o Infinito, Morte e a Força Fênix. É algo que sequer ocorreu em alguma HQ da Marvel Comics antes.





Além disso, ele provocou Aquele Acima de Todos, que se viu obrigado a descer de seu pedestal de onde controla toda a realidade e criação para interromper sua ameaça. Isso não deve nem pode ser ignorado, já que mexe com toda a escala de poderes que você conhece e está apegado.
Se a aparição de Toranus nas HQs de Thor mostrou que existiam deuses ancestrais mais perigosos, Hadad vai elevar ainda mais esse conceito. Principalmente por carregar consigo o apoio de um conjunto de deuses que não desejam ver seu fim tão cedo assim. Ou seja, é um “deus dos deuses”.
Dor de cabeça na Marvel
E é a Tempestade que está na linha de frente de Hadad nas HQs da Marvel. Sobrará para a mutante e representação da Eternidade impedir a sua chegada na nossa realidade. Bom, já sabemos que Aquele Acima de Todos só consegue lidar com ele durante um período de tempo — então é algo que nem “Ele” consegue dar conta de forma definitiva.
Porém, de forma surpreendente, a Marvel Comics traz um dos seres mais perigosos que já concebeu. Temos deuses, entidades cósmicas, existências abstratas e até os “deuses ancestrais” — estes que estão espalhados por todo o Multiverso. A chegada de Hadad bagunça ainda mais isso, já que pode estar posicionado apenas abaixo d’Aquele Acima de Todos.
Com certeza a editora precisará mais do que a Tempestade, Vingadores, Guardiões do Multiverso e o que mais estiver em suas mangas para impedir que o vilão conclua seu plano de reinar sobre todas as coisas. E levando em consideração que houve uma grande movimentação entre as entidades divinas, isso pode trazer até uma saga daquelas para o Universo Marvel.
Leia também no Canaltech:
- Homem-Aranha sairá na mão com o Pantera Negra e Deadpool
- X-Men revelam que membros icônicos escondem um superpoder há muito tempo
- X-Men resgatam mutante obscura e finalmente revelam seu poder depois de 35 anos
Leia a matéria no Canaltech.